Maria Helena Sartori (PMDB) é uma das candidatas que não seguirá ocupando a cadeira na Assembleia Legislativa no próximo ano. Os 31.234 votos que obteve, não foram suficiente para que seguisse no cargo. Maria Helena é casada com José Ivo Sartori, candidato ao governo do Estado que disputará o segundo turno contra Tarso Genro (PT).
A candidata votou pela manhã ao lado do marido no Colégio La Salle Carmo, no centro de Caxias e seguiu para o apartamento da família em Porto Alegre, onde acompanhou a votação.
- A disputa no partido, com mais de um candidato, é o principal motivo para não me eleger. Se somarmos os votos, chegaríamos a um candidato eleito - avalia, referindo-se ao colega Edson da Rosa.
Ainda que derrotada, Maria Helena fez questão de mostrar a satisfação com o número de votos que obteve e com o resultado positivo de José Ivo Sartori. Quando questionada sobre planos para o futuro político, ela é pontual:
- Agora é foco total na candidatura do Sartori. Estamos em festa e a minha derrota não irá diminui-la.
Maria Helena tem 61 anos e é professora aposentada da rede estadual de ensino. Entrou na Assembleia em 2003 como suplente do partido. Se elegeu em 2006 e em 2010 novamente, com 38.958 votos. Atualmente presidia a Comissão de Agricultura da Assembleia. Entre as promessas que Maria Helena sustentava em sua campanha, estava a luta pela igualdade entre direitos de homens e mulheres e pela valorização da família.
Eleições
Maria Helena Sartori, de Caxias do Sul, não conquista vaga na Assembleia Legislativa
Candidata afirma que o foco agora é na campanha do marido, José Ivo Sartori, para governo do Estado
GZH faz parte do The Trust Project