A campanha Basta de CCs, lançada pelo Fórum dos Servidores Públicos do RS (FSPE-RS), está na Serra gaúcha. Nesta quinta-feira, o grupo recolhe assinaturas em Farroupilha, e, na sexta, em Caxias do Sul. O objetivo é reunir 65 mil assinaturas para instituir uma proposta de emenda à Constituição (PEC) popular para limitar o número de cargos em comissão (CCs) no setor público, em todas as suas esferas, além de impedir os casos de nepotismo, direto ou cruzado.
De acordo com a presidente do Sindicato dos Servidores da Procuradoria Geral do Estado (Sindispge RS), Sabrina Oliveira Fernandes, a redução do número de CCs no serviço público é uma medida necessária à moralidade e à eficiência no setor.
- Queremos trazer a sociedade para escolher que tipo de servidor público ela deseja atuando no Rio Grande do Sul - afirmou.
Fabiano Marranghello Zalazar, dirigente do Sindicato dos Servidores Públicos da Justiça gaúcha (Sindjus RS), ressalta que o movimento não é contra os cargos comissionados. Afirma que é preciso limitar a quantidade desses servidores na administração pública.
- É importante que a legislação seja cumprida. De acordo com a Constituição Federal, o provimento desses cargos deve ser exclusivo para as funções de direção, chefia e assessoramento. Hoje em dia, é possível ver CC executando atividades que devem ser desenvolvidas por um servidor de carreira - completa Zalazar.
Antes de chegar a Farroupilha e Caxias do Sul, a coleta de assinaturas foi em Bento Gonçalves. Confira abaixo o serviço:
Nesta quinta-feira
Em Farroupilha, com visitas a escolas públicas, UCS, órgãos públicos e sindicatos, a partir das 8h
Sexta-feira
Em Caxias do sul, com visitas a escolas públicas, UCS, órgãos públicos, sindicatos
Haverá gazebo na Praça Dante Alighieri, das 9h às 17h
Pela internet
Quem quiser aderir à campanha pela internet pode fazer assinatura virtual em www.bastadeccs.org.br
No Sindiserv
O Sindiserv (Rua Carlos Giesen, 1217) e o Sindisaúde (Rua Coronel Flores, 150), em Caxias do Sul, também coletam assinaturas diariamente