A vinda de ganeses ao município gerou discussão e divergências na sessão desta terça-feira, na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. A vereadora da oposição Denise Pessôa (PT) criticou o prefeito Alceu Barbosa Velho, que concedeu entrevista à rádio Gaúcha e disse que a situação dos estrangeiros precisa ser resolvida pelo governo federal.
Segundo a parlamentar, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos da Casa, desde a última semana quase 200 ganeses chegaram ao município. Denise reiterou que os estrangeiros vêm para Caxias com a esperança de conseguir uma vida melhor. Informou que o desejo dos ganeses é ter um trabalho para proporcionar condições mais adequadas à família.
Conforme a vereadora, muitos não têm dinheiro nem para se alimentar. Na opinião de Denise, todas as pessoas que vêm a Caxias com a intenção de ajudar a desenvolver a cidade merecem ser respeitadas e tratadas como seres humanos. A parlamentar agradeceu aos voluntários que, de alguma forma, dedicaram seu tempo para ajudar os imigrantes.
- Não podemos deixar 200 pessoas dormindo na rua com esse frio. Qualquer ajuda é bem-vinda - sustentou.
O líder de governo na Casa, vereador Pedro Incerti/PDT, considerou a situação muito mais grave do que se imagina. Disse que é preciso saber quem está mandando todas essas pessoas para Caxias do Sul. Na opinião de Incerti, é preciso atender e acolhê-las. Entretanto, o pedetista reiterou que eles também precisam de emprego e não compete ao prefeito Alceu empregá-los.
Salientou que o governo federal não tem feito nada para ajudar. O pedetista acrescentou que, diariamente, milhares de pessoas buscam auxílio na Fundação de Assistência Social (FAS). Incerti disse que existem muitos brasileiros em situação igual ou pior que os estrangeiros e não devem ser esquecidos.
Imigração
Chegada de ganeses a Caxias do Sul provoca discussão na Câmara de Vereadores
Petista critica posição de prefeito sobre responsabilidade dos estrangeiros, e líder do governo disse que emprego não compete à prefeitura
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: