Reivindicações nas áreas de saúde, educação, trânsito e transporte foram os principais temas apresentados no Câmara Vai aos Bairros realizados em Caxias do Sul no ano passado. Quase seis meses após a realização da última reunião daquele ano, o Pioneiro fez um levantamento das principais demandas. Ações da prefeitura, como a construção de escolas infantis e de unidade básica de saúde, contemplam pedidos dos moradores apresentados nas reuniões promovidas pelo Legislativo.
No entanto, problemas urbanos de menor complexidade ainda permanecem sem solução, como alteração no horário de ônibus e limpeza de bueiros. Outra pendência, bem mais grave, é o acesso aos bairros da Zona Norte via Rota do Sol, principal reivindicação daquela região.
Confira o levantamento das principais reivindicações abaixo:
Zona Norte
:: Acesso aos bairros pela Rota do Sol: a construção de uma rotatória em frente à Codeca deverá ser licitada na metade do segundo semestre, com previsão de conclusão em quatro meses, segundo o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Manoel Marrachinho. A demora motiva a realização de protestos de moradores no local (foto).
:: Ampliação de horários do transporte coletivo, principalmente para o Loteamento Victório Trez: De acordo com a presidente da associação de moradores do Victório Trez, Sandra Maria Rodrigues dos Santos, o problema foi resolvido pela Visate ainda em setembro do ano passado.
:: Ampliação de atendimento médico em UBSs: de acordo com a Secretaria da Saúde, um projeto chamado de Reestruturação da Atenção Básica está sendo implantado de forma gradativa. O objetivo é aumentar a resolutividade dos serviços da rede para facilitar o atendimento do usuário, diminuindo a demanda para especialistas e rede de urgência. Consiste na otimização das consultas médicas através de capacitações e alterações nos fluxos de encaminhamentos e exames.
:: Mais escolas infantis: três instituições estão em construção na região. No Pôr do Sol a inauguração está prevista para 15 de maio e no Parque Oásis em 3 de julho. No Santo Antônio, a entrega deve ocorrer no dia 1º de junho, conforme a assessoria de imprensa da Secretaria da Educação.
:: Construção de área de lazer no loteamento Victório Trez: segundo a presidente da amob, Sandra Maria Rodrigues dos Santos, já existia um projeto para o espaço, que precisou ser refeito pela secretaria do Meio Ambiente. Segundo ela, não há previsão de conclusão da proposta nem para o início das obras.
Zona Oeste
:: Policiamento comunitário: um módulo foi implantando no Desvio Rizzo em dezembro do ano passado.
:: Cobertura da quadra de esportes da escola municipal Érico Cavinato, no Cidade Nova: a Secretaria Municipal de Educação afirma que a obra não está prevista nas demandas da pasta para este ano, mas que haverá a construção de um refeitório para a escola.
:: Construção de novas UBSs e ampliação da unidade do Planalto Rio Branco: a obra de reforma e ampliação da UBS Planalto Rio Branco iniciou em 7 de março. A obra será executada com investimento de R$ 349,5 mil, sendo que R$ 167,7 mil são via Orçamento Comunitário dos loteamentos Verona, São Conrado, Vila Esperança e do próprio Planalto Rio Branco. Será realizada a ampliação da área de espera e recepção, readequação dos espaços internos com a construção de dois novos consultórios, sala de reuniões, sala de procedimentos, sala de vacinas, farmácia e banheiros acessíveis. Na parte externa está prevista a pintura do prédio, cercamento e acessibilidade
:: Construção de escolas infantis: uma instituição foi inaugurada no Charqueadas em 29 de março. Outra escolinha está sendo construída no Cidade Nova e deve ser entregue em 31 de maio.
:: Alteração no horário do transporte coletivo: moradores reclamavam dos horários dos ônibus que atendem a a região do Cohab e do Colina Sorriso. Segundo o presidente do Jardim Itália, Marino Alexandre De Biasi, o problema persiste e não foi dado nenhum retorno por parte da prefeitura.
Zona Sul
:: Mais escolas infantis: o pedido de representantes dos bairros São Caetano, Bonalume, Caravaggio e Arcobaleno não está entre os atendidos pelas escolas em construção pelo município.
:: Medidas contra o congestionamento Rua Júlio Calegari: a secretaria de Trânsito tem um projeto em andamento para implantar um binário, mas o problema permanece sem solução.
:: Policiamento comunitário: um módulo foi implantando no Esplanada em dezembro.
:: Construção de novas UBSs e ampliação de atendimento: segundo a Secretaria da Saúde afirma que a falta de médicos, que saem do serviço público porque se exoneram ou se aposentam, foi sanado nas UBSs do Esplanada e do São Caetano. Não há previsão de construção para novos postos de saúde na região.
Área central
:: Medidas contra poluição sonora e arruaça: segundo o presidente do São Leopoldo, Vagner Marçal, a pressão dos moradores resultou na instalação de uma comissão temporária especial na Câmara de Vereadores, que realizará uma audiência pública sobre o assunto até o fim de maio.
:: Nomeação de agente de saúde para o 1º de maio: a presidente da amob 1º de Maio Ilves Teixeira reclama que mesmo com concurso público e candidato aprovado, segue pendente a nomeação de um agente de saúde para o bairro.
Zona Leste
:: Regularização fundiária no Vergueiros: segundo a presidente do Villa Lobos-Vergueiros, Tania Menezes, não foi tomada nenhuma providência em relação ao loteamento. No Villa Lobos, persiste um problema também relatado no ano passado, de moradores que pagam o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), mas não conseguem obter as escrituras.
:: Bocas de lobo no Castelo: de acordo com a presidente Ivete Moreira, do Castelo, não foi tomada nenhuma providência em relação aos bueiros que não dão conta de absorver a água da chuva.