A menos de oito meses das eleições, e quatro meses das definições nas convenções partidárias, os nomes dos candidatos de Caxias do Sul que disputarão vagas na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa começam a se consolidar. Para esta reportagem, o Pioneiro fez o levantamento com os presidentes dos principais partidos, utilizando como critério adotado para o levantamento são os partidos que contam com representatividade na Câmara dos Deputados. O levantamento mostra que Caxias tem 47 políticos interessados e cogitados a concorrer à Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados. O número final, após os acordos, deve ser menor.
No PT, a direção estadual da sigla estabeleceu prazo até quinta-feira para inscrição de pré-candidaturas proporcionais nas eleições. As candidaturas serão definidas no dia 30 de junho de 2014, em um encontro estadual do partido, em Porto Alegre.
Já o PMDB começa agora a discussão sobre as eleições proporcionais. Primeiro, priorizou a prévia para governador, fim de semana passado, que elegeu José Ivo Sartori como pré-candidato. Sartori, que preside o partido em Caxias, diz que foram "atropelados" pelo processo estadual. Ele admite que nomes já foram apresentados, mas que o debate precisa passar pelo partido, agora.
- Colocar nomes é mais polemizar do que criar soluções para o partido - afirma, com a cautela que lhe é peculiar.
Extraoficialmente, o partido tem uma equação a resolver no que diz respeito à candidatura a deputado federal. Um estudo da Executiva estadual aponta que a Coordenadoria Regional Vinhedos, a qual Caxias pertence, deve ter dois nomes a federal e cinco a estadual. No entanto, um impasse acerca dos nomes para disputar as vagas de Brasília ainda precisa ser solucionado.
O PMDB de Caxias quer, especialmente, eleger um representante para a Câmara, já que não tem nomes em Brasília desde 2005, quando Sartori renunciou ao cargo para assumir a prefeitura. Para a missão, surgem o vereador Mauro Pereira, que se lança por ter concorrido em 2010, e o vice-prefeito, Antonio Feldmann, que também se coloca à disposição. Porém, além de não ser interessante dividir os votos dos dois caxienses, a sigla precisa discutir a decisão com a região, mais precisamente com o diretório de Bento Gonçalves, que oferece o nome do vereador Moisés Scussel - nesta estatística, o nome de Scussel não está contabilizado por ele não ser de Caxias.
Na edição impressa deste sábado, confira as candidaturas dos partidos PT, PMDB, PP, PROS, PSDB, PSD, PR, PTdoB, PRP, DEM, PSB,SDD, PDT, PTB, PCdoB, PSC, PRB, PV, PPS, PSOL e PMN.
Eleições 2014
Saiba quem são os pré-candidatos a deputado estadual e federal, segundo presidentes dos partidos de Caxias do Sul
São cogitados, no total, 47 nomes para concorrer
GZH faz parte do The Trust Project