A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul aprovou na sessão desta quinta-feira um projeto de lei que prevê a publicação em edital do nome de donos de terrenos baldios que não fizerem a limpeza dos espaços. A proposta de Neri Andrade Pereira Junior, o Carteiro, (Solidariedade) estabelece mais uma alternativa para a prefeitura notificar os proprietários que cometem a infração, além da maneira presencial, através de duas testemunhas ou via correios.
O Código de Posturas proíbe que as áreas não edificadas tenham vegetação com mais de um metro de altura. De acordo com o diretor de Fiscalização da Secretaria Municipal do Urbanismo, Paulo Vega, a medida também vai facilitar as notificações de proprietários que não cercam os terrenos ou não constroem os passeios públicos, o que também é determinado por lei municipal.
O vereador afirmou que enviará indicação ao Executivo sugerindo que as medidas propostas originalmente no projeto de lei sejam implementadas pela prefeitura. O texto previa que o Município, através da Codeca ou de empresa terceirizada, limpasse o terreno dos proprietário que foram notificados e não limparam no prazo legal.
O dono ficaria obrigado a ressarcir as despesas aos cofres públicos no prazo de até 30 dias. Caso isso não ocorresse, o proprietário teria o valor do débito inscrito na dívida ativa. Essa parte do projeto foi considerada inconstitucional por conter vício de iniciativa.
Urbanismo
Donos que não limparem terrenos em Caxias do Sul poderão ter nome publicado em edital
Câmara de Vereadores aprovou projeto de lei que altera Código de Posturas
GZH faz parte do The Trust Project