O filho do senador caxiense Pedro Simon, Tiago Simon, 43 anos, é nome praticamente certo a disputar uma vaga a deputado estadual pelo PMDB no próximo ano. Confirmada a candidatura, o eleitorado da região estará nos planos do herdeiro político do senador.
A busca pelos votos do segundo colégio eleitoral do Estado e municípios vizinhos atinge o reduto da atual deputada estadual Maria Helena Sartori, de Caxias do Sul. Tiago tem vindo com frequência à região nos últimos meses.
- (Eu) Tinha uma certa resistência de processo eleitoral, porque o poder econômico tem uma influência muito forte. Mas nesse momento de manifestações populares, da falta de legitimidade do sistema, é um ânimo muito forte - diz o empresário da área química e advogado.
Ele revela que logo que foi ventilado o projeto político, o pai lhe disse que deveria trabalhar a região pela qual foi quatro vezes deputado estadual.
- Venho construindo a participação. A Serra tem um diferencial político muito forte que é a qualidade das lideranças, com pessoas de valores enraizados na comunidade - destaca Tiago.
Mas ele rapidamente desfaz a possibilidade de entrar em choque com a candidatura de Maria Helena.
- Maria Helena é a deputada de Caxias e ponto final.
Para Maria Helena, candidata à reeleição, a região é bastante visada e, por isso, é natural que diversos candidatos busquem votos na Serra.
- Cada coordenadoria indica seus preferenciais. Eu devo sair com indicação (além de Caxias) de Bom Jesus, São José dos Ausentes, Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Nova Prata e São Francisco de Paula - informa a deputada.
O coordenador da regional dos Vinhedos, Antonio Feldmann, acredita que Tiago fará votação em todo o Estado. E reforça:
- Os preferenciais é o diretório que decide. A tradição aqui é por candidatos de Caxias, mas o diretório é soberano. Quem já é deputado tem a preferência. Se algum município não tiver candidato, aí sim pode sair indicado - salienta.
Eleições 2014
Votos de Caxias do Sul e região podem confrontar candidatos do PMDB
Tiago, filho do senador Pedro Simon, deve concorrer a deputado estadual e entrar no reduto eleitoral de Maria Helena Sartori
GZH faz parte do The Trust Project