O governador Tarso Genro (PT) encerrou as atividades do Programa de Interiorização na noite desta sexta-feira, na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços em Caxias do Sul, anunciando a realização de um mutirão para a criação de um parque tecnológico na cidade. Ele determinou ao secretário estadual de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov, que seja formatado um projeto.
A medida atende à solicitação feita pelo prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) para a realização de uma parceria. Conforme Alceu, já foi declarada de utilidade pública uma área vizinha à Universidade de Caxias do Sul (UCS) para esta finalidade e é necessário agora obter empresas parceiras para investir na tecnologia.
Tarso também propôs um mutirão para a concretização do aeroporto de Vila Oliva.
- Se tivermos que compor algum organismo permanente entre Estado e sociedade, vamos fazer. É pauta prioritária - declarou o governador.
No encontro na CIC em que ocorreu a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o Diálogos CDES-RS, e foi apresentado um balanço das ações do governo na região da Serra, o presidente da entidade empresarial, Carlos Heinen, ressaltou que "esta região é a que absorve as migrações de todos quadrantes do Rio Grande do Sul", com grande geração de empregos.
_ Somos credores de mais investimentos, principalmente na infraestrutura - cobrou Heinen.
No encontro na CIC, foram assinados financiamentos com o Banrisul na ordem de R$ 4,5 milhões para três cooperativas da região e o repasse de R$ 2,2 milhões de programas de apoio aos polos tecnológicos e rede riograndense de pesquisas, pós-graduação e inovação. Já a prefeitura assinou o termo de adesão ao Transparência RS.
Interiorização
Tarso determina elaboração de projeto para parque tecnológico em Caxias do Sul
Governador destacou, também, que o aerporto de Vila Oliva deve ser tratado como prioridade
GZH faz parte do The Trust Project