O esquema montado pelo cartório eleitoral para o pleito deste domingo funcionou com tranquilidade. Conforme o chefe da 169ª Zona Eleitoral, Edson Borowski, a previsão de encerrar a contagem de votos às 20h foi excedida em apenas cinco minutos em razão de problemas técnicos. O número de oito urnas trocadas entre 885 é considerado baixo, assim como o índice de ausência de mesários (40 entre mais de 3,6 mil) e a quantidade de prisões (quatro):
- Mostram que conseguimos reprimir, mas é lamentável que alguns dos problemas tenham sido com atuais vereadores, o que também revela que precisamos conscientizar melhor sobre o voto limpo.
A principal constatação de Borowski, porém, é de que Caxias precisa urgentemente de uma quarta zona eleitoral e de aumento do efetivo de nove servidores. O pedido já estaria formalizado junto ao Tribunal Regional Eleitoral.
- Chegamos ao limite. Temos cidades, como Canoas, com 120 mil eleitores a menos que Caxias e quatro zonas. Não temos como realizar uma fiscalização eficiente em locais a 70 quilômetros de distância que hoje estão sob nossa responsabilidade, por exemplo.
Esta é a segunda eleição de Borowski em Caxias.
Eleições 2012
Embora tranquila, eleição revela necessidade de nova zona eleitoral em Caxias
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: