Alceu Barbosa Velho (PDT) é o novo prefeito de Caxias do Sul. Com 100% dos votos apurados, Barbosa Velho obteve 137.689 votos, o que significa 57,23% dos votos válidos.
Veja as principais propostas do pedetista.
Em entrevista à Gaúcha Serra, Barbosa Velho disse que o sentimento é de muita responsabilidade:
- Aqui é só um momento de festa. É a vitória do coletivo, da coligação - declarou o novo prefeito, um pouco depois das19h30min.
Com o mesmo percentual de apuração, Marcos Daneluz (PT) ficou em segundo lugar com 64.211 votos (26,69%) e Assis Melo (PCdoB) ficou em terceiro lugar com 27.708 votos (11,52%). Milton Corlatti (DEM) fez 9.086 votos (3,78%) e Luís Fernando Possamai (PSol) fez 877 votos (0,78%), ficarando em quarto e quinto lugar, respectivamente.
Biografia
Nascido e criado nos grotões de São José dos Ausentes, teve o privilégio de combinar sorte, um enorme senso de oportunidade e perseverança incomum. O guri Alceu estudava e ajudava na roça os pais Felicíssimo e Eunira, já falecidos. Os Barbosa Velho eram pobres, mas o caso não era de fome, visto que a terra e os currais sempre proveram a mesa da família. Aos 10 anos, Alceu auxiliava na ordenha.
Aos 16 anos, 5ª série concluída, o adolescente Alceu rumou de mala e cuia para Bom Jesus, sede de Ausentes. Ficou um ano sem estudar, pois não havia 6ª série no Bonja. Então deu-se o primeiro e decisivo encontro da sorte e da oportunidade com a perseverança. Enquanto Alceu vivia de bicos em Bom Jesus, padre Lino José Webber abria o ginásio (o antigo colegial). Foi a deixa para o garoto concluir os estudos interrompidos um anos antes por inexistência de escola. Numa das visitas de Dona Eunira a Alceu, ela pediu que um vereador empregasse o filho. Deu certo. Complementava a renda como garçom no Barzinho do Cascata à noite.
Ginásio completo, aos 19 anos aventurou-se por Caxias, cidade grande onde já moravam todos seus irmãos, vindos a trabalho. Corriam os movimentados anos 1970. Em 1977, Alceu empregou-se na padaria de um irmão, morava em pensões, trabalhava de confeiteiro de madrugada, estudava de dia.
Arriscou o vestibular de Direito na UCS. Passou. Na sequência, encarou concurso no Banrisul. Passou. Pela manhã era confeiteiro, à tarde, bancário, e à noite, acadêmico de Direito. Exerceu durante uma década as funções de conferente e assistente gerencial do banco.
Paralelamente, formou-se em Direito, começou a advogar aos poucos na banca de colegas.