Uma reunião entre 13 integrantes da executiva estadual do PTB, na próxima segunda-feira, definirá o rumo do partido para a eleição em Caxias do Sul. Sem interessados em concorrer a prefeito, a sigla tem opção de coligar com o PT de Marisa Formolo ou com o PDT de Alceu Barbosa Velho. A terceira alternativa é a neutralidade.
O encaminhamento da decisão para o Estado foi decidido em encontro na noite de quarta-feira, na sede do PTB em Caxias. A reunião teve a participação da direção municipal do partido, pré-candidatos a vereador e integrantes da executiva estadual - o deputado estadual Ronaldo Santini, o deputado federal Luiz Carlos Busatto e o secretário-executivo Carlinhos Vargas.
A discussão em torno do rumo do PTB caxiense teve início no dia 7 de maio, quando os membros da sigla decidiram por consenso a intenção de candidatura própria à prefeitura. Como segunda opção, foi aprovada continuidade na base do atual prefeito José Ivo Sartori (PMDB), com apoio ao candidato da situação, Alceu.
Motivados pelo descontentamento de integrantes, como o ex-prefeito Mansueto Serafini Filho, a executiva estadual interferiu na discussão. A opção defendida pelos líderes da sigla em reuniões o longo do mês de maio foi de participação na majoritária, se não com concorrente próprio, com uma candidatura a vice. Isso só é possível na chapa de Marisa, pois a de Alceu já tem Antonio Feldmann (PMDB) encaminhado como vice.
- Ouvimos o partido, e o Adiló (Didomenico, presidente municipal do PTB) e o Mansueto não desejam concorrer. Assim, vamos debater na executiva estadual e, se houver uma definição, esperamos divulgar na quarta-feira - enfatizou Santini na tarde desta quinta-feira.
Eleições 2012
Executiva estadual do PTB tem três opções para a sigla em Caxias do Sul
Dirigentes do partido no Estado decidirão na segunda-feira futuro da sigla na eleição caxiense
GZH faz parte do The Trust Project