O cartório eleitoral de Caxias do Sul trabalha em regime de plantão até a próxima quarta-feira, quando acaba o prazo para tirar o primeiro título, trocar o domicílio eleitoral ou regularizar a situação eleitoral. Neste final de semana, o cartório, que fica na Rua Garibaldi, 596, realizou 418 atendimentos no sábado e 380 no domingo. O horário de funcionamento é das 9h às 19h.
Os 1.736 eleitores de Caxias que tiveram os títulos cancelados devem ter atenção espercial ao prazo, para poderem regularizar a situação e votarem na eleição de outubro. O cancelamento do título ocorre quando o eleitor não vota ou não justifica a ausência em três eleições seguidas, sendo que cada turno é considerado uma eleição.
Ao procurar o cartório para regularizar a situação do título, o eleitor receberá uma guia com o valor das multas referentes às votações não comparecidas e não justificadas. Em Caxias, a multa é de R$ 3,51 por turno ao eleitor irregular, segundo o chefe da 16ª Zona Eleitoral de Caxias, Marcelo Reginatto. O valor é repassado ao fundo partidário, distribuído entre os partidos a cada ano. Além de pagar a multa, para regularizar o título é necessário apresentar documento oficial com foto, exceto passaporte, e comprovante de domicílio.
Plantão
Cartório Eleitoral de Caxias do Sul realiza 798 atendimentos em fim de semana de plantão
No município há 1.736 títulos cancelados por ausências não-justificadas em três eleições seguidas
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: