O empresário e ex-vereador caxiense Doviglio Gianella, 95 anos, morreu neste sábado, em Porto Alegre. O caxiense era filho do italiano Matteo Gianella, um dos pioneiros do setor têxtil em Caxias do Sul, e, além do envolvimento industrial, era reconhecido pela atuação social no município.
Como homem de negócios, dirigiu por décadas o Lanifício Gianella, fundado pelo pai em 1917. A capacidade administrativa também foi adquirida com a mãe, Ermelinda Viero, que exerceu a direção depois da morte de Matteo, em 1942.
Presidiu o Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem (FITEMASUL) entre 1966 e 1987, participou de atividades da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e foi um dos fundadores do Aeroclube de Caxias do Sul, em 1941.
Com marcante vocação comunitária, presidiu a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) , entre 1968 e 1978. Gianella foi, também, suplente de vereador, pelo PSD, na legislatura de 1948 a 1951, tendo exercido o mandato como titular.
O velório está sendo realizado na Capela A do Memorial São José, e o sepultamento ocorrerá no Cemitério Público Municipal, às 16h.
Ex-vereador caxiense
Morre o empresário Doviglio Gianella aos 95 anos
Corpo será sepultado às 16h, no Cemitério Público Municipal de Caxias
GZH faz parte do The Trust Project