Mãe de dois filhos, um menino de 14 anos e uma menina de quatro, sempre sorridente e buscando ver o melhor do mundo e fazer dele um lugar melhor. É dessa forma que Crislaine Subtil Elisio, 32 anos, é lembrada por quem conviveu com ela desde pequena. Sepultada nesta sexta-feira (5), no Cemitério Público Municipal de Caxias do Sul, a mulher foi encontrada morta a facadas na quinta-feira (4), no bairro Primeiro de Maio. As suspeitas da Polícia Civil são de que o companheiro dela, de 33 anos, tenha cometido o crime.
— Ela veio para a minha casa de religião com cinco anos. Se criou dentro da minha casa com os meus filhos. Uma menina alegre, sempre sorridente. Depois, mais crescida, se tornou uma adolescente cheia de vida. Batalhadora, estava fazendo faculdade e sempre trabalhando. Quando não estava estudando ou trabalhando, estava em casa com os dois filhos — conta Jacira Terezinha de Souza, mãe de santo que criou Crislaine.
Comprometida com a religião e com a educação dos filhos, trabalhava há três anos em uma empresa de sistemas automotivos de Caxias do Sul. O Sindicato dos Metalúrgicos do município emitiu uma nota, ainda na quinta-feira, lamentando a morte de Crislaine, dizendo que "as mulheres querem apenas viver. Porém a cada dia fica mais difícil. A trabalhadora metalúrgica Crislaine Subtil Elísio tinha o direito como qualquer mulher em levar sua vida adiante".
— Nós nunca víamos ela falar mal de ninguém. Às vezes ela preferia até se afastar das pessoas para não ter que falar mal de algo ou de alguém. Ela era esse tipo de mulher, com uma boa índole. Tragicamente por amor ela foi morta, mais uma vítima de feminicídio. Deixou uma família, mãe, irmãos e nós da família religiosa que amamos ela e vamos continuar amando — emociona-se Mãe Jacira, contando ainda que Crislaine adorava viajar, passear e dançar.
Investigação
O assassinato de Crislaine é investigado como feminicídio, de acordo com a titular da Delegacia de Atendimento à Mulher da Polícia Civil, Thalita Andrich, que ainda diz que o principal suspeito do crime é o companheiro de Crislaine, um homem de 33 anos. A identidade dele não é divulgada.
A vítima teria sido atingida com facadas no pátio de casa. Por volta das 4h, Crislaine foi encontrada perto da entrada da residência. Se o caso for confirmado, será o segundo feminicídio do ano em Caxias. Em março, Janice Rodrigues Lima, 37 anos, foi assassinada no bairro Fátima.