A professora de Caxias do Sul, Cleci Piardi, 37 anos, que sofreu um grave acidente de bicicleta na Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, no dia 8 de junho, foi transferida e chegou na madrugada desta quinta-feira (5) ao Hospital Pompéia. A remoção foi realizada por uma ambulância da Resgate Sul. Ela estava internada no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages (SC). A ambulância saiu do município catarinense por volta de 21h30min de quarta-feira (4) e chegou em Caxias por volta de 1h.
Conforme Andrea Fernandes, advogada e amiga de Cleci, a professora não pôde ser submetida a uma cirurgia na clavícula, que estava marcada para a última terça-feira (2), pois havia contraído uma bactéria. No Pompéia, Cleci está num quarto isolado, até que a bactéria seja combatida com a medicação. Após, seguirá com o tratamento de recuperação.
O quadro de saúde da professora apresentava evolução positiva nas últimas duas semanas. Ela já havia saído do coma e o estado de saúde é considerado estável. Segundo a amiga, Cleci manifesta alguns reflexos motores, como o movimento de abrir e fechar os olhos. Ela respira com a ajuda de traqueostomia e a alimentação ainda é realizada por sonda. Como ela teve uma parte da calota craniana retirada durante as últimas cirurgias, nos próximos dias serão realizados novos exames para avaliação neurológica.
A transferência ao Hospital Pompéia foi realizada com recursos de uma vaquinha online, que arrecadou mais de R$ 17,8 mil em menos de 24 horas. Os demais custos com o tratamento, em Caxias, serão custeados pelo Instituto de Previdência e Assistência Municipal (Ipam), já que a professora é servidora do município.
Um mês de luta pela vida
No dia 8 de junho, Cleci fazia uma trilha com um grupo de 12 amigos, na SC-390, quando perdeu o controle e colidiu contra o muro de proteção da rodovia. Ela fraturou várias costelas e a clavícula, perfurou o baço e o pulmão, e teve que fazer uma cirurgia no crânio.
Natural de Vacaria e mãe de uma criança de seis anos, Cleci leciona Educação Física na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Padre Antônio Vieira, no bairro São José, em Caxias do Sul. Ela também é treinadora e personal trainner.