Ao menos três integrantes de um grupo criminoso gaúcho com base na Serra gaúcha, envolvido com lavagem de dinheiro, tráfico de armas e drogas, atuavam de dentro da cadeia em Caxias do Sul, de acordo com informações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio Grande do Sul (Gaeco/MPRS). Mandados de prisão foram cumpridos contra eles na manhã desta quinta-feira (20), durante a terceira etapa da Operação Contas Abertas. Foram realizadas revistas na Penitenciária do Apanhador e no Presídio Regional e um balanço da ação deve ser divulgado ainda nesta quinta-feira, conforme o MP.
O objetivo da operação desta manhã foi apreender telefones celulares e documentos, que serão analisados em uma investigação sobre tráfico de armas e drogas, além de lavagem de dinheiro. A ação contou com apoio do Grupo de Intervenção Rápida da Superintendência dos Serviços Penitenciários (GIR/Susepe).
Conforme o MP, o grupo investigado, além de agir de dentro da cadeia, também atua em outros pontos do Rio Grande do Sul e em outros estados.
Mais de 20 prisões em duas etapas da operação
A primeira etapa da Operação Contas Abertas foi deflagrada na sexta-feira passada (14). Na ocasião, houve 26 prisões, 25 veículos e cinco imóveis apreendidos, além do bloqueio de 274 contas bancárias. Cerca de 400 agentes cumpriram as ordens judiciais, incluindo cerca de 50 mandados de busca, em Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, São Valentim do Sul, Guaporé e Barros Cassal, além de outros em Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Também ocorreu uma revista geral na Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves e cumprimento de mandado judicial na Penitenciária Federal de Campo Grande, onde, segundo o MP, está o líder do grupo. O nome dele não foi divulgado.
Na última segunda-feira (17) foram cumpridos mandados de busca e um de prisão no Presídio Regional de Pelotas. Foram apreendidos dois celulares durante revista na cela de um preso que havia sido afastado de uma prisão da Serra devido à medida judicial. Este apenado teve um mandado de prisão preventiva cumprido contra ele.