Desde o começo desta semana, a Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre está na Serra com uma operação de combate à adulteração de combustíveis. Nesta quarta-feira (10), o Ministério Público do Rio Grande do Sul divulgou que a operação flagrou a adulteração em uma bomba de diesel em um posto de combustível em Bento Gonçalves. A bomba e o tanque, segundo o MP, foram lacrados. Os agentes ainda apreenderam notas fiscais e coletaram amostras de combustível para eventual contraprova.
A bomba interditada apresentou irregularidade pelo ponto de fulgor (a temperatura mais baixa na qual um composto se vaporiza em quantidade suficiente para formar uma mistura inflamável com o ar). O posto não foi interditado.
Ainda de acordo com o MP, ao longo de toda a operação foram coletadas amostras de combustíveis em 34 postos revendedores localizados também em Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza. A operação buscava irregularidades em densímetro eletrônico, ponto de fulgor, condutivímetro, espectrômetro de infravermelho e provetas.