No mês dedicado à luta feminina pela afirmação da dignidade e contra todas as formas de violência e discriminação, uma série de ações de conscientização ocorrerão em Caxias do Sul. Entre as atividades, a Patrulha Maria da Penha, da Brigada Militar (BM), intensificará o trabalho de prevenção com o intuito de reduzir casos de violência doméstica que podem levar a assassinatos de mulheres. As ações de policiamento preventivo e repressivo ocorrem até 29 de março.
Dentre as atividades será realizado nesta sexta-feira (8), data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o chamado Dia D, a partir das 17h, no Shopping Villagio. Na ação, estão previstas atividades, debates e informações sobre os direitos das mulheres e a importância de se combater a violência doméstica e familiar.
As iniciativas integram a chamada "Operação Átria”, da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança. A finalidade é acolher, informar e ampliar as ações de prevenção para incentivar às mulheres a romper com o ciclo de abusos em busca de dignidade e de uma nova vida.
Além disso, com uma presença reforçada nas ruas da cidade, a Patrulha Maria da Penha também promove durante todo o mês diversas ações de conscientização, como palestras e panfletagens para informar os serviços disponíveis para combater casos de violência. A ideia é sensibilizar a comunidade e promover uma cultura de respeito e proteção contra a violência doméstica. As equipes também intensificarão o acompanhamento e a fiscalização das medidas protetivas de urgência, e visitarão mulheres assistidas pelo programa para oferecer suporte e orientação.
Operação Átria
Conforme o Ministério da Justiça e Segurança, a operação tem esse nome porque Átria é a principal estrela da constelação denominada “Triângulo Austral” do hemisfério estelar sul. Ela tem coloração laranja e está na bandeira do Brasil. Por isso, em alusão à posição de destaque da estrela, o nome fortalece a ideia de reposicionar as mulheres agredidas, para que elas consigam sair do ciclo de violência e da condição de vítima e voltem a ocupar um lugar de destaque nas próprias vidas.
ONDE BUSCAR AJUDA
:: Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam): (54) 3220-9280
:: Patrulha Maria da Penha: (54) 98423-2154 (o número está disponível para ligações e mensagens de WhatsApp)
:: Central de Atendimento à Mulher: telefone 180
:: Coordenadoria da Mulher: (54) 3218-6026
:: Centro de Referência daMulher: (54) 3218-6112
:: Sala das Margaridas: atende na Central de Polícia, onde funciona a Delegacia de Pronto-Atendimento, na Rua Irmão Miguel Dario, 1.061, bairro Jardim América. O atendimento especializado funciona 24 horas