Destruída pela enchente do dia 4 de setembro de 2023, a comunidade de Santo Stanislau, na Linha José Júlio, em Santa Tereza perdeu um dos últimos símbolos que restaram após o fenômeno climático. Instalado às margens do Rio Taquari, o campanário construído por imigrantes poloneses carregava um sino de bronze que foi levado.
Os moradores não sabem precisar quando, mas acreditam que o objeto tenha sido furtado durante o fim de semana. Na última segunda-feira (12), um morador realizava a reforma de um túmulo do cemitério quando deu falta do objeto.
— O campanário está concretado no chão e o sino estava lá em cima. Foram as únicas coisas que sobraram da nossa comunidade. Era pesado, impossível ter sido retirado por uma pessoa só — contou uma das diretoras da comunidade, Daiane Lava.
Em setembro, o salão comunitário, com capacidade para cerca de 500 pessoas, e a capela tiveram suas estruturas totalmente destruídas. Além delas, o prédio de uma escola desativada também veio abaixo.
Da enchente restou apenas o campanário e algumas lápides do cemitério. A comunidade de Santo Stanislau procurou a Brigada Militar e pede informações pelo Whats App (54) 9 9927.2033