O homem acusado de matar o jovem Daniel Strasser Oliveira, na época com 18 anos, em outubro de 2021, foi condenado a 15 anos de prisão. A decisão foi tomada em sessão do Tribunal do Júri de Caxias do Sul na última quinta-feira (22). Ricardo Branco Busin, 25, foi preso logo depois do crime, na madrugada de 18 outubro de 2021. Naquela ocasião, ele agrediu e matou Daniel com golpes de capacete na cabeça.
De acordo com a denúncia do Ministério Público (MP), Busin e a vítima estavam em um bar por volta das 2h, na Rua Moreira César, no bairro Pio X, próximo à Perimetral Norte. O jovem assassinado pediu a moto de Busin emprestada. Depois de um tempo, a vítima voltou ao bar com a moto danificada.
Dentro do bar, quando soube que a motocicleta estava estragada, Busin tentou agredir Oliveira, mas foi retirado do local por seguranças. Fora do bar, o condenado e um amigo alcançaram Oliveira e o acertaram com diversos golpes de capacete.
O jovem morreu na rua, próximo ao bar. Busin confessou à polícia que agrediu Oliveira por ele ter danificado a moto. Ele afirmou ainda que acreditou que a vítima estava viva quando deixou o local do crime.
O promotor de Justiça Leonardo Giardin de Souza ressalta que os jurados acolheram integralmente as teses da acusação:
— Fizeram justiça e foram exemplares, reparando, na medida do possível, um crime bárbaro e amenizando, de certa forma, a dor dos familiares e amigos do Daniel. O Ministério Público, mesmo assim, recorrerá para tentar aumentar a pena aplicada pelo juiz presidente.
Já o advogado de Busin, Vitor Hugo Gomes, também garante que irá recorrer para tentar anular o júri e baixar a pena. Gomes também ressalta que vai interpor incidente de insanidade mental, porque durante o júri, conforme o advogado, ficou evidente que o cliente "está com graves problemas psiquiátricos".