O alto número de homicídios em Caxias do Sul neste início de ano - até esta terça-feira (14), o município registrou 27 mortes violentas - motivou operações da Brigada Militar (BM). Policiais do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e do 4º Batalhão de Polícia de Choque (BPChoq), com participação do Batalhão de Aviação e do Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar (BOPE) intensificaram as ações de segurança e, até esta terça-feira (13), a chamada operação Cerco Fechado prendeu 30 pessoas em flagrante, entre eles, 11 foragidos da Justiça.
Também foram abordadas 369 pessoas, 67 veículos foram fiscalizados, sete carros foram recuperados e nove armas apreendidas durante 11 operações. A intenção da Brigada Militar é apertar o cerco ao tráfico de drogas em Caxias do Sul, considerado a principal causa da elevação dos homicídios na cidade e região.
Segundo a BM, somente nas últimas 24 horas foram apreendidas três armas de fogo, 50 munições de vários calibres, três foragidos do sistema prisional foram capturados, quatro pessoas foram presas em flagrante e um adolescente foi apreendido. Durante uma das abordagens, um jovem de 19 anos que pilotava uma motocicleta fugiu das equipes da Força Tática do 12º BPM no bairro Fátima. De acordo com a polícia, o piloto entrou em confronto com as equipes e foi baleado no braço. Ele recebeu atendimento médico e foi preso em flagrante.
Outra prisão foi registrada por volta das 18h30min de terça na Rua dos Tangarás, no Vila Ipê. Policiais do 4º BPChoq receberam informações sobre um homicídio. No local, a equipe abordou um Versa, que era tripulado por três homens. Durante a revista foram localizados dois revólveres, sendo um calibre 32 e outro calibre 38, ambos municiados. O jovem de 18 anos e o adolescente, que estavam armados, foram conduzidos à Central de Polícia.
Em outra ocorrência, por volta das 21h30min, um homem foi preso na Rua Filomena Rech, no bairro Jardim Iracema. A equipe do Batalhão de Choque também chegou a esse endereço após receber informações do setor de inteligência de que naquele local eram guardadas armas de uma organização criminosa. As equipes abordaram o proprietário, um homem de 38 anos, em frente à casa. Em buscas no local foram encontradas uma pistola calibre 380 Cal .380 com numeração suprimida, um pistola calibre 380, um revólver calibre 22, munições, um celular e quase R$ 10 mil. O homem, que segundo a polícia tem antecedentes criminais por roubo a estabelecimento comercial, foi preso em flagrante.