Anualmente, de janeiro a março, municípios do Campos de Cima da Serra registram a chegada de trabalhadores safristas para a colheita de maçã e, com isso, a preocupação na área da segurança pública aumenta. Em 2024, segundo a Polícia Civil, são aguardados mais de 12 mil trabalhadores temporários. Por isso, Polícia Civil (PC), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Brigada Militar (BM) e Guarda Municipal (GM) de Vacaria realizam a Operação Colheita.
Segundo o delegado regional da Polícia Civil, Carlos Alberto Defaveri, não haverá aumento de efetivo para as ações, que ocorrem diariamente em pomares e empresas, com trabalhadores e comunidade em geral.
— O objetivo é mitigar o impacto decorrente da migração de 12 mil trabalhadores para esta região, atuando em pontos mais críticos, no interesse da segurança dos próprios trabalhadores, da comunidade e do meio rural — afirma.
De acordo com o comandante do 10º Batalhão da Brigada Militar, Luís Fernando Becker, a polícia conversa com agricultores e empresas antes do início da safra pedindo cuidado com as contratações, para que seja analisado, sempre que possível, o histórico dos trabalhadores. Becker explica que as ocorrências mais comuns no período são a prisão de foragidos da justiça e agressões entre os safristas.
— É bem comum, com essa movimentação de pessoas, que aconteçam atritos. Aos finais de semana, alguns safristas recebem pelas horas trabalhadas na semana, compram bebidas alcoólicas, se reúnem com os demais e aí acontecem discussões. Essas pessoas costumam ter arma branca (faca) e a usam para cometer crimes — relata.
Recentemente, no dia 30 de janeiro, a BM realizou a recaptura de um foragido. Segundo a ocorrência o homem, estava em um pomar em Vacaria. A polícia recebeu informações de que um foragido estaria em um pomar na BR 285. Uma equipe da Força Tática foi até o local e verificou que ele possuía um mandado em seu desfavor do Tribunal de Justiça do Paraná, pelos crimes de receptação, roubo e furto. O homem foi conduzido até a Delegacia de Polícia para os procedimentos legais.