Uma operação do Ministério Público cumpriu, na manhã desta quarta-feira (20), mandados de busca e apreensão em duas residências de Bento Gonçalves. A ação, coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), tem como objetivo combater a exploração de jogos de azar e lavagem de dinheiro na cidade. Foram apreendidas quantias em dinheiro, documentos e duas armas de fogo. Uma pessoa foi presa por porte ilegal de arma.
Conforme o MP, a operação foi deflagrada para obter mais informações sobre a atuação do grupo. Nas investigações, que já duram quatro meses, foi apurado que eles utilizavam o dinheiro das máquinas caça-níqueis para comprar imóveis e veículos. Além disso, depositavam quantias em contas bancárias em nome de laranjas.
Segundo o promotor de Justiça Manoel Antunes, do Gaeco Serra, a lavagem de dinheiro era um dos principais focos de atuação do grupo. A investida ocorreu nos bairros Pomarosa e Municipal.
— Foi necessário executar, nesta quarta-feira, esta fase para que pudéssemos frear não só a exploração dos jogos de azar por parte destes investigados em vários pontos de Bento Gonçalves, mas a lavagem de capitais decorrente disso, o que fomenta outros crimes — disse Antunes.
Os materiais apreendidos pelos agentes serão encaminhados para análise e perícia. A operação "Aposta Fácil" também contou com apoio da Brigada Militar e da Guarda Municipal de Bento.