A Polícia Civil divulgou nesta quarta-feira (30) imagens de uma câmera de segurança que mostram o momento em que o adolescente Gabriel Souza Machado, 17 anos, foi abordado e morto em um assalto. O caso aconteceu na madrugada do último domingo (27), no bairro Sanvitto, em Caxias do Sul. Seis suspeitos de envolvimento no crime foram presos entre domingo e terça-feira (29).
Nas imagens, é possível ver Gabriel e cinco amigos na Rua Carlos Cesa. O grupo seguia em direção à RS-122, entre 5h25min e 5h30min. Um veículo passou pelos jovens e, segundos depois, quatro ocupantes do carro desceram e abordaram a turma de amigos. Alguns deles conseguiram fugir do assalto, mas Gabriel foi alcançado e teve tênis, moletom e um aparelho celular roubados. O adolescente acabou sendo baleado.
No fim do vídeo, é possível ver o jovem no chão, longe do ponto onde foi abordado, enquanto os autores do crime fogem. Imagens de outras câmeras de segurança, mais próximas da cena, detalham como ocorreu o latrocínio, mas não foram divulgadas.
A Polícia Civil aguarda a conclusão do laudo pericial ainda é aguardada pela polícia e não foram informados quantos disparos e as regiões do corpo de Gabriel que foram atingidas.
Seis suspeitos de envolvimento no crime foram presos preventivamente, sendo quatro homens com idades entre 20 e 35 anos e a apreensão de dois adolescentes de 17 anos. O provável autor do disparo, um homem de 23 anos, foi localizado nesta terça-feira (29) na zona rural de Paraí. O suspeito é natural de Farroupilha e fugiu após o crime.
De acordo com o delegado Luciano Righês Pereira, titular da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), os investigados foram ouvidos e o autor do disparo permaneceu calado. Porém, outro envolvido deu detalhes da ação.
— Eles (os autores) têm o direito de permanecer calado, mas um deles nos deu maiores detalhes, além daquilo que a gente já tinha apurado. Trabalhamos das 6h30min do domingo direto até as 3h desta segunda, e com isso colhemos provas suficientes para garantir que eles são os autores. Temos provas cabais — esclarece o delegado, que não descarta a participação de mais pessoas no crime.
Ainda segundo a investigação, o grupo preso pelo latrocínio teria saído do bairro América, em Farroupilha, e veio a Caxias buscar outros dois suspeitos que estavam em uma festa no bairro Sanvitto. Ao sair do evento, teriam resolvido circular com a intenção de cometer um roubo. Nas proximidades da boate, encontraram um grupo de jovens que saía da casa noturna. Na sequência, roubaram e mataram o adolescente.
Após o crime, os autores retornaram para casa no bairro América, onde foram presos na tarde de domingo. A partir de imagens de câmeras de monitoramento e depoimento de testemunhas foi possível identificar o grupo. Com eles, foram apreendidos veículos, cerca de 300 gramas de maconha, a arma utilizada e o tênis da vítima . Os três adultos tinham diversas passagens pela polícia, dentre elas homicídio e lesão corporal. Já a dupla de adolescentes não tinha passagens.
Os adolescentes estão recolhidos no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), em Caxias, enquanto os homens foram encaminhados à Penitenciária Estadual de Caxias do Sul, na localidade do Apanhador.