Um homem de 23 anos é o sexto suspeito identificado e preso pela Polícia Civil na investigação do latrocínio de Gabriel Souza Machado, 17 anos, crime que ocorreu na madrugada do último domingo (27), em Caxias do Sul. O investigado foi localizado na zona rural de Paraí, também na Serra, nesta terça-feira (29). Ele teve a prisão preventiva decretada pela Justiça.
Segundo a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), a investigação aponta que esse homem seria o autor do disparo que matou o adolescente durante um assalto, na saída de uma festa, no bairro Sanvitto. Na ocasião, o suspeito estava acompanhado de outros três homens e dois adolescentes.
O suspeito de ter feito o disparo é natural de Farroupilha. Segundo a Draco, ele fugiu após o crime. No mesmo dia do latrocínio, três homens haviam sido presos dois adolescentes foram apreendidos por envolvimento no caso. Inicialmente, a polícia havia informado que o autor dos disparos já estava recolhido desde domingo, mas com a evolução das investigações, foi esclarecido que o homem preso nesta terça-feira (29) é o provável autor da morte.
Além dele, um outro homem, também de 23 anos, foi preso durante a operação. Ele era foragido da Justiça e estava na mesma propriedade rural em Paraí.
A ação contou também com o apoio da Brigada Militar, da Agência Regional de Inteligência (ARI) Serra e da delegacia de Paraí.
Investigação
Em coletiva na manhã de segunda-feira (27), representantes da Polícia Civil e da Brigada Militar de Caxias e de Farroupilha detalharam o que a investigação apontou. O grupo preso pelo latrocínio teria saído do bairro América, em Farroupilha, e veio a Caxias buscar outros dois suspeitos que estavam em uma festa no bairro Sanvitto. Ao sair do evento, teriam resolvido circular com a intenção de cometer um assalto. Nas proximidades da boate, encontraram um grupo de amigos que saía do casa noturna.
Gabriel e outros cinco amigos caminhavam em direção à RS-122 quando foram abordados pelos criminosos que estavam em um Uno. Quatro ocupantes do carro desceram e abordaram o grupo de amigos. Alguns deles conseguiram fugir do assalto, mas Gabriel foi alcançado e teve tênis, moletom e um aparelho celular roubados. Por motivos que ainda vão ser esclarecidos, um homem preso nesta terça-feira atirou contra o adolescente, que morreu no local.
Após o crime, parte dos envolvidos no latrocínio retornou para casa no bairro América, em Farroupilha. A partir de imagens de câmeras de monitoramento e depoimento de testemunhas foi possível identificar o grupo. Com eles, foram apreendidos veículos, cerca de 300 gramas de maconha, a arma utilizada no assalto e o tênis da vítima . Os três adultos tinham diversas passagens pela polícia, como homicídio e lesão corporal. Já a dupla de adolescentes não tinha passagens.
Os adolescentes estão recolhidos no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), em Caxias, enquanto os homens foram encaminhados à Penitenciária Estadual de Caxias do Sul, na localidade do Apanhador.
Operações na região do bairro Sanvitto
O comandante do 12º Batalhão da Brigada Militar, tenente-coronel Ricardo Moreira Vargas, detalhou as ações da polícia ostensiva a partir de agora. Segundo Vargas, ainda antes do latrocínio ter ocorrido, a polícia já articulava operações na região do bairro Sanvitto, devido à quantidade de casas noturnas e de um posto de combustíveis que aglomera pessoas, principalmente aos finais de semana.
— Já tivemos reuniões com a comunidade, muitas pessoas nos receberam em suas casas e também já conversamos com o gerente do posto de combustíveis para organizarmos ações de cercamento em volta desses espaços — afirma o comandante.