Três homens foram presos e dois adolescentes apreendidos por suspeita de matar Gabriel Souza Machado, 17 anos, para roubá-lo durante a saída de uma festa em Caxias do Sul. O crime ocorreu por volta das 5h30min de domingo (27) na Rua Carlos Cesa, no bairro Sanvitto. Outro suspeito de participar do crime ainda é procurado pela polícia. Os suspeitos levaram o telefone e o tênis do adolescente, segundo a polícia.
Logo após o crime, o titular da Delegacia de Repressão às Organizações Criminosas Organizadas (Draco), delegado Luciano Rigues, e o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), Tenente Coronel Ricardo Vargas, se reuniram para iniciar ações conjuntas para prender os suspeitos.
As prisões ocorreram em Farroupilha, sendo que dos cinco suspeitos, três já haviam sido detidos por crimes graves e estavam em liberdade, segundo a polícia. Os outros dois são adolescentes e podem receber medidas socioeducativas depois do cumprimento do processo legal. Durante as buscas foi localizada uma pistola calibre 9mm, uma porção de maconha e o par de tênis foi roubado da vítima. Um veículo também foi recolhido para perícia.
Ainda segundo a Brigada Militar, Machado estava do lado de fora da festa, acompanhado de amigos, quando um carro Fiat Uno prata se aproximou do grupo. Conforme a polícia, os suspeitos estavam vindo de outro lugar e pararam na festa onde deram carona a outros dois. O adolescente e os amigos foram abordados pelo grupo que teria anunciado um assalto. Os amigos saíram correndo e, ao dobrarem uma esquina, escutaram um disparo de arma de fogo. O tiro atingiu Machado, que morreu no local. Os criminosos fugiram pela RS-122.
O corpo de Machado é velado na Capela São José, do bairro Desvio Rizzo. O sepultamento está marcado para as 15h desta segunda-feira (28) no Cemitério Público Municipal.