Um homem suspeito de envolvimento com uma organização criminosa foi morto a tiros na manhã desta quinta-feira (18), durante uma operação policial, em Caxias do Sul. Ele foi identificado como Leonardo da Silva Branco, 30 anos. Segundo a polícia, ele é conhecido como "Lacerdinha". A ocorrência foi registrada em uma chácara na Ponte dos Ilhéus, em Criúva, no interior do município.
De acordo com informações do 4º Batalhão de Polícia de Choque da Brigada Militar (4ºChoque), a policia recebeu informações que essa propriedade pertencia a uma liderança de uma organização criminosa que atua na cidade. As informações indicavam que o local era usado para armazenamento de drogas e armas e como ponto de encontro de integrantes da facção.
As equipes do 4º Batalhão de Choque foram até a residência e, segundo a polícia, foram recebidos por Lacerdinha, que estava armado e, ao tentar fugir, apontou a arma para os policiais, que dispararam contra ele. Ele foi atingido por dois disparos. O suspeito chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).
Ainda segundo a polícia, Lacerdinha tem antecedentes por tráfico de drogas, roubo a estabelecimento comercial, roubo de veículo, receptação e porte ilegal de arma de fogo.
Durante a operação foi apreendido um revólver calibre .38 que estava com Lacerdinha, além de um drone e cordas que seriam utilizados, segundo a polícia, para entrega de drogas em presídio de Caxias.
Na tarde de quarta-feira (17), o adolescente Victor Guilherme da Silva Duarte, 15, morreu após ser atingido por policiais do 4º Batalhão de Polícia de Choque, por volta das 14h30min. Segundo o Batalhão, houve troca de tiros entre dois suspeitos que estariam em fuga após a comunicação de furto de veículos e os policiais no bairro Cânyon.