Uma operação da Polícia Civil foi desencadeada, nesta terça-feira (4), em Bento Gonçalves e Caxias do Sul. Nomeada de Recorded, a ação ocorreu em decorrência da suspeita de que grupos criminosos estejam ameaçando empresários da região. Um homem, 43 anos, foi preso em Caxias e diversos objetos foram apreendidos.
Diversos locais integraram a operação, que contou com 17 policiais civis e quatro militares do 3º Batalhão da Brigada Militar (BPAT). Em um apartamento, no bairro Ouro Verde, em Bento, foram apreendidos nove celulares e diversos extratos bancários. Já em Caxias, dois celulares foram apreendidos no bairro Santa Fé e mais dois celulares, além de uma arma de fogo, foram apreendidos no bairro Santa Catarina, onde o homem foi preso.
A operação também teve uma ação na Penitenciária Estadual de Caxias, onde foram localizados dois chips telefônicos e diversos papéis contendo anotações. A 1ª Delegacia de Polícia de Bento, responsável pela operação, segue com as investigações.
Relembre o caso
Empresários relatam estar sendo amedrontados por criminosos. Nos casos, homens armados chegam em frente ao estabelecimento e atiram contra os veículos. A ação é gravada em vídeo, que é enviado ao empresário, com cobrança de valores e ameaças. Há casos sendo investigados também no Vale do Sinos, Vale do Paranhana e sul do Estado.