Para os moradores do bairro Cidade Industrial, em Caxias do Sul, a casa, que deveria ser um lugar de sossego, virou um local de estresse e barulho. Isso porque muitos vêm enfrentando, há meses, perturbação de sossego com dezenas de motociclistas, que se deslocam até o bairro para fazer rachas. Um abaixo-assinado foi entregue ao Ministério Público (MP) na última semana para pressionar a fiscalização de segurança no Cidade Industrial.
Segundo relato de um morador, que não quis ser identificado, em alguns momentos até 70 motociclistas chegam a se reunir para os rachas.
— (Acionamos) a Guarda Municipal só que eles não estão atendendo as ocorrências. A Brigada Militar foi acionada diversas vezes, já vieram, mas tu só vê durante o dia. À noite ou no horário em que eles (motociclistas) estão por aqui fazendo essa algazarra, ninguém aparece. E também é uma coisa muito difícil de ser controlada pela polícia porque tem várias saídas para escaparem — afirma o morador.
O mesmo morador relata que as "junções" ocorrem em dias de semana, mas que a situação piora durante os finais de semana.
— Nos fins de semana, o fluxo é muito grande. Realizamos um abaixo-assinado devido a perturbação que estamos sofrendo com o barulho de motos e carros com som, que começa às 23h e vai até as 5h da manhã — conta outro morador.
O que diz a Brigada Militar
De acordo com o comando do 12º Batalhão de Polícia Militar, por meio de nota, em 2022 foram feitas "diversas operações contra a perturbação de sossego. A corporação tem conhecimento do que ocorre no bairro Cidade Industrial e diz desenvolver operações com frequência no local.
"Por fim, cabe destacar que essas irregularidades, bem como os pontos de concentração, podem ser denunciados de forma anônima através do 190 ou pelo WhatsApp (54) 98414-1178 (podem ser encaminhadas imagens)", diz ainda a nota.
O que diz a Guarda Municipal
A Guarda Municipal também se manifestou em nota, dizendo que as queixas em relação aos motociclistas "chegam de todos os bairros" e que a instituição não tem atribuição de fiscalizar trânsito.
"Fazemos operações integradas com a fiscalização de trânsito e Brigada Militar. A Guarda Municipal participa de mais ou menos 12 blitz por mês, os locais escolhidos são aqueles que a população indica através de Alô Caxias, presidentes de bairros e vereadores", complementa o comunicado.