Jeferson Pascoal da Rocha, 18 anos, morreu na tarde desta segunda-feira (6) em acidente de trabalho em um pomar em Vacaria. O jovem era natural de Bagé, no Sul do Estado. De acordo com informações do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vacaria, ele tinha sido contratado temporariamente para o período da safra da maçã e, depois, teve o contrato estendido.
O gerente regional do Ministério Público do Trabalho e Emprego (MTE), Vanius Corte, explica que o acidente aconteceu em um momento em que Jeferson estava sozinho no pomar de maçã. O jovem dirigia um trator, que tombou em um açude. O acidente de trabalho só foi visto mais tarde, por outro colega, que encontrou o trator submerso, apenas com as rodas para fora do açude.
De acordo com Corte, os bombeiros de Vacaria foram chamados para o resgate, mas quando chegaram ao local o jovem já estava morto. O MTE abriu investigação, vai solicitar informações e documentos ao proprietário do pomar e, depois, uma equipe fará vistoria no local. A apuração do MTE deve verificar se o trator tinha algum problema, se as condições climáticas do dia influenciaram e o que motivou o acidente.
Jeferson era contratado pela Maçãs Rasip, com carteira assinada, e tinha habilitação para dirigir trator, de acordo com o MTE. O sepultamento do jovem será em Bagé, de acordo com a assessoria de imprensa da Rasip. No entanto, o local do velório e do enterro ainda não foram divulgados.
Foi o terceiro acidente de trabalho com vítimas jovens registrado na região em 17 dias. Em 17 de fevereiro, Lucas da Silva Alves, 16, morreu quando a empilhadeira que operava virou sobre ele. Conforme o MTE, Alves não era registrado na oficina do bairro São Ciro, em Caxias do Sul, onde trabalhava.
Duas semanas depois, no dia 2 de março, Michel Scopel Bittencourt, 16, fazia o içamento de carga com auxílio de cordas em uma empresa de autopeças, porque o elevador exclusivo para mercadorias estava com o motor fora de operação. O adolescente foi encontrado sem vida e enroscado nas cordas.
Todos os casos são investigados pelo MTE.
Em nota oficial, a Rasip lamentou a morte do funcionário e afirmou que aguarda as autoridades competentes identificarem o motivo do falecimento de Jeferson.
Confira a nota oficial da Rasip:
A RASIP lamenta o falecimento do tratorista Jeferson Paschoal da Rocha, ocorrido na tarde de ontem (06). Assim que identificado o ocorrido, prontamente foram acionados os Bombeiros e a Polícia Civil para prestar o socorro. A empresa está prestando todo o suporte para a família.
Comunicamos também que a empresa aguarda o laudo da investigação das autoridades competentes para identificar o motivo do falecimento. O tratorista havia recebido o treinamento conforme legislação trabalhista NR 31, equipamentos de proteção individual adequados e estava habilitado para a execução da atividade.
A RASIP tem 43 anos de história e na sua trajetória jamais havia ocorrido um acidente fatal na empresa, e estará prestando todos os esclarecimentos necessários às autoridades competentes. Lastimamos o ocorrido e desejamos força à família e aos amigos de Jeferson Paschoal neste momento de dor.