Foi publicada nesta segunda-feira (27), no Diário Oficial do Estado, a transferência para a reserva remunerada do tenente-coronel Emerson Ubirajara de Souza, 51 anos, atual comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar de Caxias do Sul (12º BPM). O cargo passará a ser ocupado, possivelmente, pelo tenente-coronel Ricardo Moreira de Vargas, que atualmente trabalha na Corregedoria da Brigada Militar na capital gaúcha.
Também está prevista a troca do subcomando da Brigada. Com isso, o major Wagner Carvalho, 43, passará a integrar o setor de inteligência do Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra (CRPO/Serra). Em seu lugar, possivelmente assumirá o cargo o major Flori Chesani Junior, que atualmente atua na chefia do Setor de Inteligência na Serra.
De acordo com a assessoria da Brigada Militar, ainda não foram definidas as datas em que ocorrerão as trocas. Os nomes também não foram oficialmente divulgados.
Emerson Ubirajara é natural de Porto Alegre e estava no cargo de comandante do 12º BPM desde 27 de março de 2021. Antes disso, atuou por dois anos no comando do 3º BPM. Entre 2015 e 2020, Ubirajara já tinha passado por Caxias do Sul. Ele ingressou na Brigada Militar em 1992.
— Encerro a carreira de oficial da Brigada Militar com 32 anos e meio de serviço. Destes, mais da metade foram servindo no 12º BPM. Nestes quase dois anos de comando trabalhamos para melhorar as condições de trabalho dos nossos policiais com armamento, equipamentos e viaturas policiais semiblindadas. E com as reduções na criminalidade. Em 2022, com 81 homicídios, tivemos um dos menores números de crimes violentos dos últimos 20 anos — destaca.
O futuro de Ubirajara ainda é incerto. Ele foi convidado para assumir uma outra função, também ligada à segurança pública, em uma cidade da região da Serra. Mas, como o convite ainda não foi aceito, prefere não dar detalhes.