O Ginásio Municipal de Esportes Darcy Pozza, no bairro Planalto, em Bento Gonçalves, começou a ser ocupado na tarde desta quinta-feira (23) pelos trabalhadores que foram resgatados de situação análoga à escravidão na noite desta quarta-feira (23).
As primeiras pessoas chegaram ao ginásio pouco depois das 15h. Segundo o secretário municipal de Assistência Social, Eduardo Virissimo, 215 homens serão alojadas no local. Conforme informações da polícia, repassadas ao secretário, todos foram resgatados em operações de combate ao trabalho escravo durante o período de colheita em Bento. Entre eles, estão os 180 moradores da Bahia retirados de uma pousada no bairro Borgo.
A Secretaria está trabalhando com parcerias para organizar o alojamento. O 6º Batalhão de Comunicações, de Bento Gonçalves, emprestará os colchões que serão distribuídos pelo ginásio. No ambiente, será oferecido estrutura de higiene pessoal, roupas e alimentação. Todos os produtos e alimentos utilizados são disponibilizados pela prefeitura, que já tem os itens em estoque. O poder público também é responsável pelo transporte dessas pessoas até o alojamento improvisado. Guarnições da Brigada Militar e Guarda Municipal vão manter a segurança no espaço. A entrada será restrita aos envolvidos na operação de resgate.
Virissimo salientou que o local estará disponível até que as pessoas recebam os direitos trabalhistas e tenham condições de retornar para as cidades de origem. A expectativa é de que elas fiquem cerca de três dias no alojamento.