Uma mulher, 42 anos, foi presa temporariamente, nesta quinta-feira (26), pela Polícia Civil de Caxias do Sul. Ela é suspeita de ser autora intelectual e mentora da morte de Olímpio Itacir Santini, 77, assassinado a facadas no bairro Cruzeiro. O crime aconteceu em dia 12 de janeiro, sendo o sétimo homicídio registrado no município em 2023.
Segundo a Polícia Civil, a motivação do assassinato seria uma discussão entre Santini e a suspeita. A vítima estaria suspeitando que a mulher estaria roubando-o, através de saques indevidos no cartão bancário dele e chegou a mencionar a possibilidade de denúncia. Com medo disso, a suspeita teria manipulado e instigado o filho de 15 anos a matar a vítima. Ele teria tido auxílio da namorada de 12 anos. O delegado Caio Fernandes não informa qual vínculo a vítima e a suspeita tinham, para não atrapalhar nas investigações.
Conforme a apuração, o crime teria sido praticado de forma brutal, com mais de 30 facadas no idoso. Outros saques da conta da vítima também teriam sido feitos após o assassinato.
Em relação à participação dos adolescentes, a polícia afirma que será instaurado um procedimento próprio para apuração e devida responsabilidade. A mulher suspeita foi encaminhada ao sistema penitenciário.
Nesta quinta, além da prisão, foram apreendidas roupas usadas pelos envolvidos, além de um par de tênis usado pela adolescente de 12 anos no crime, no qual foram encontrados vestígios de sangue, por meio de exame químico.