O primeiro homicídio de 2023 em Vacaria foi registrado na noite de domingo (1º). Assim como em Caxias do Sul, a vítima foi uma mulher. Ela foi identificada como Otilia Correa Boeira, 75 anos. O crime ocorreu na casa dela, que fica na Rua Belém, no bairro Imperial, pouco antes da meia-noite. A idosa será velada a partir das 13h na Funerária Lovato. O sepultamento está programado para as 18h, no Cemitério Santa Clara.
De acordo com informações da Polícia Civil, a Brigada Militar (BM) foi acionada para atender a ocorrência. Ao chegar ao local, os policiais encontraram o suspeito, um jovem de 22 anos, que foi detido pelos familiares da vítima. Ele foi preso por homicídio.
Os filhos dela contaram à policia que chegaram no local e a casa estava com a porta fechada. Conforme a ocorrência policial, como a mãe não atendeu, um dos filhos entrou pela janela da casa. Lá dentro ele encontrou a mãe caída na cama com uma toalha no pescoço e sangramento no nariz. O autor do crime estava escondido em outro cômodo da casa. O jovem foi contido pelos filhos até a chegada da Brigada Militar. Otília foi asfixiada pelo criminoso.
Ainda segundo a polícia, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada para socorrer a idosa. Os médicos tentaram reanimá-la, mas ela morreu no local. Em revista a moradia, os policiais perceberam que havia sinais de arrombamento em uma janela. A guarnição indagou o acusado, sendo que ele confessou o crime, e que asfixiou a vítima com uma toalha e já estava preparando pertences da residência para roubar. Ele foi preso e prestou depoimento na manhã desta segunda-feira (2) na delegacia de Vacaria.
O autor tem antecedentes criminais por posse de entorpecentes, furto qualificado, roubo a estabelecimento comercial, furto simples, outros roubos, outros furtos, dano, furto de telefone celular e furto arrombamento de residência.