Três suspeitos de um latrocínio em São José dos Ausentes, em outubro deste ano, foram presos pela Polícia Civil na manhã desta quarta-feira (7). As capturas aconteceram no município de São Joaquim (SC) e o trio foi encaminhado para o Presídio Estadual de Vacaria. Segundo a Polícia Civil, os três detidos são irmãos, entre 20 e 25 anos, que possuem diversos antecedentes criminais, incluindo tráfico de drogas e homicídios.
No dia do crime, um dos suspeitos já havia sido preso em flagrante. Ele conduzia um Uno que auxiliou na fuga dos assaltantes com a Montana da vítima. Dentro do Uno, também foram apreendidas as toucas ninjas utilizadas no roubo com morte. Este suspeito já foi indiciado por latrocínio e permanece recolhido no sistema prisional.
Anatalio Rabelo de Souza, 71 anos, foi assassinado no dia 19 de outubro durante um assalto na sua propriedade rural, que fica entre o distrito de Várzea e a localidade do Faxinal Preto, no interior de São José dos Ausentes. Com as novas prisões, o delegado Gustavo Costa do Amaral acredita que o caso está esclarecido. Ele aponta que um desses três irmãos conhecia a vítima.
— A informação que temos é que um deles costumava frequentar aquela região e praticava a caça ao javali. Então, eles sabiam que o proprietário da fazenda possuía uma arma boa e registrada. A linha de investigação é que foram lá justamente para roubar esta arma.
A investigação relata que quatro criminosos invadiram a propriedade rural. Dois deles renderam Souza dentro de um galpão e o executaram com um tiro. Os outros dois foram até a casa da propriedade, onde renderam a esposa da vítima e a torturam para que ela contasse onde estava o dinheiro e a arma que o proprietário possuía.
— Não se sabe o porquê de matarem a vítima. Mas, o caso é um latrocínio porque eles foram para roubar esta arma, o carro e o dinheiro que a vítima possuía. Agora, iremos ouvir estes três presos e extrair os dados dos telefones que foram apreendidos. A intenção é concluir o inquérito ainda este mês.
A prisão em São Joaquim (SC) contou com o apoio da Polícia Civil de Santa Catarina. Na ocasião, também foram cumpridos mandados de busca e apreensão. As armas envolvidas no assalto não foram encontradas pelos policiais.
Esse foi o segundo latrocínio em São José dos Ausentes neste ano. O primeiro ocorreu no início do ano, quando o agropecuarista Geovane Velho, 59, foi morto. Ele foi encontrado gravemente ferido no dia 9 de fevereiro e morreu dois dias depois. Segundo a Polícia Civil, o homem foi agredido a pedradas e pauladas. Foram roubados dele R$ 3 mil e um celular.