CORREÇÃO: O homem morto durante o assalto tinha 71 anos, e não 72, conforme divulgado inicialmente pela Polícia Civil. A informação incorreta permaneceu publicada entre 7h33min e 9h33min desta quinta-feira (20).
Um homem de 71 anos foi morto durante um assalto a uma fazenda no interior de São José dos Ausentes por volta das 17h desta quarta-feira (19). A vítima foi identificada como Anatalio Rabelo de Souza. A propriedade fica entre o distrito de Várzea e a localidade do Faxinal Preto, conforme a Polícia Civil.
Após ser acionada para atender o roubo, a Brigada Militar (BM) localizou o corpo do idoso dentro de um galpão, atingido por disparo de arma de fogo e com marcas de agressões na cabeça. A companheira dele estava amarrada no mesmo local, com corte na cabeça e hematomas no corpo provocados por coronhadas de arma de fogo. Segundo a BM, os cômodos da residência estavam revirados.
Ainda de acordo com a BM, o crime foi praticado por quatro homens armados e encapuzados, que renderam o casal na fazenda e os fizeram como reféns. Os criminosos chegaram ao local em um Uno vermelho. Um homem que estava na propriedade conseguiu fugir e correu para uma fazenda vizinha a cerca de 5 quilômetros do local, onde pediu para acionarem a polícia.
De acordo com o o delegado Gustavo do Amaral, os criminosos levaram a arma que estava no local, além de dinheiro e um carro, uma Montana prata.
Ainda na quarta, um suspeito foi preso em flagrante em São Joaquim (SC), onde também foi queimado e abandonado o veículo furtado na fazenda em São José dos Ausentes. Uma guarnição da Polícia Militar (PM) do município catarinense, durante deslocamento, encontrou uma Montana empurrando um Uno em uma estrada na área rural próximo à entrada da cidade. Como a guarnição precisou fazer o retorno para chegar aos veículos, o motorista da Montana conseguiu fugir e apenas o Uno foi abordado. O homem preso com o carro já tinha antecedentes por porte ilegal de arma de fogo, segundo a polícia.
Depois, a PM de São Joaquim foi informada de um veículo incendiado dentro de um pomar. No local, constatou que se tratava da Montana roubada. O nome do suspeito não foi divulgado.
Esse foi o segundo latrocínio em São José dos Ausentes neste ano. O primeiro ocorreu no início do ano, quando o agropecuarista Geovane Velho, 59, foi morto. Ele foi encontrado gravemente ferido no dia 9 de fevereiro e morreu dois dias depois. Segundo a Polícia Civil, o homem foi agredido a pedradas e pauladas. Foram roubados dele R$ 3 mil e um celular.