Com o objetivo de dar mais tranquilidade aos consumidores e comerciantes neste período de compras de final de ano e também quando há mais circulação de dinheiro em função do pagamento do 13º salário, a Brigada Militar (BM) de Caxias do Sul lançou, nesta sexta-feira (25), a Operação Papai Noel 2022. Além da BM, participam da iniciativa a Polícia Civil, a Guarda Municipal e a Fiscalização de Trânsito.
Haverá reforço no policiamento principalmente nas áreas comerciais, onde há maior circulação de pessoas. O objetivo é coibir crimes como furtos e roubos. A Operação Papai Noel 2022 começa nesta sexta e segue até o dia 31 de dezembro, com participação dos alunos do curso de sargento que é realizado na cidade.
— O foco é o mesmo da Operação Black Friday: dar segurança aos comerciantes e também aos clientes, que aumentam a sua circulação neste final de ano — destacou o major Wagner Carvalho dos Santos, subcomandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12ºBPM).
— Existe mais dinheiro circulando nas cidades e, historicamente, os crimes contra o patrimônio têm a tendência de aumentar neste período. Venho em nome da Polícia Civil prestar total apoio à Operação Papai Noel para que continuemos esse trabalho de integração — acrescentou o delegado regional, Augusto Cavalheiro Neto.
Além de Caxias, municípios da região também formalizaram o início da operação nesta sexta. No 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT), que atende a Região das Hortênsias, todos os municípios realizarão ações com o foco no policiamento ostensivo, principalmente nas áreas comerciais, bem como nos grandes eventos que acontecem neste período.
Em Bento Gonçalves, a operação foi lançada em frente ao módulo da Brigada Militar, na Praça Centenário.