A Serra registrou seis assassinatos em quatro cidades em pouco mais de 48 horas, entre a noite de sexta-feira (28) e a noite de domingo (30). Três dos crimes foram registrados em Caxias do Sul, sendo que foram mortas duas jovens e um homem. Farroupilha, Nova Prata e Bento Gonçalves também registraram homicídios. Com esta sequência de mortes, este é o final de semana mais violento do ano na região. Até então, fevereiro tinha o registro de cinco pessoas assassinadas, entre os dias 19 e 20, sendo um crime em cada cidade: Garibaldi, Gramado, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Nova Prata.
O caso mais recente deste final de semana é o assassinato de uma estudante de Medicina Veterinária. Júlia Carnizella, 18 anos, era natural de Garibaldi. Ela foi encontrada morta por volta das 22h deste domingo (30) em Caxias do Sul. O corpo dela estava próximo ao Porto Seco, na entrada do bairro Nossa Senhora da Saúde, às margens da Rota do Sol (RS-453). Perto dali, a polícia localizou o carro da vítima, um Golf, com placas de Garibaldi, parcialmente incendiado. O delegado Caio Márcio Fernandes, titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa, considera que é cedo para fixar uma linha de investigação, e não descarta feminicídio ou outras motivações para o crime.
Antes disso, um homem, 45, foi morto a tiros na manhã de domingo (30), na Rua Ari da Silva, bairro Eucaliptos, em Bento Gonçalves. Segundo a Polícia Civil, o crime ocorreu por volta das 9h30min, após uma briga de trânsito. A vítima é Luiz Carlos Terres. Testemunhas afirmam que um acidente envolvendo uma moto e um carro deu início ao conflito. O pai de uma jovem, 19, que conduzia a moto envolvida no acidente é quem teria efetuado os disparos contra o motorista do carro, que morreu no local.
Em Nova Prata, um jovem, 22, foi assassinado a tiros na noite de sábado (29). O rapaz foi identificado como Natanael Cara da Silva. O fato ocorreu às 22h na Rua 12 de Outubro, em uma praça do bairro São João Bosco. A morte foi atestada no local pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que atendeu a ocorrência. De acordo com a Polícia Civil, o jovem foi atingido com dois disparos no tórax. Ainda segundo a polícia, cerca de 30 pessoas estavam no local no momento dos tiros.
Já na manhã de sábado (29) Bruna Grasselli de Jesus, 28, foi morta a tiros dentro de casa na Rua Avelino Giacometti, no bairro Planalto, em Caxias. Ela foi abordada na varanda da moradia, tentou fugir, mas não conseguiu, e foi atingida por pelo menos três tiros. A Brigada Militar encontrou o autor depois de uma denúncia anônima. O delegado plantonista Arthur Hermes Reguse, que atendeu a ocorrência, afirmou que a prisão foi feita em flagrante porque foi encontrada munição e arma correspondente ao crime, além do executor ter confessado informalmente.
Ainda segundo Reguse, o autor é um jovem, 18, que não tinha antecedentes criminais. Ele teria contado à BM que o mandante seria o ex-companheiro de Bruna, pai do filho dela, que está preso e teria tido uma discussão com a vítima poucas horas antes do assassinato. O caso é o sexto feminicídio do ano em Caxias do Sul. Ela deixou um filho de um ano e meio.
Em Farroupilha, Jean de Souza Jochen, 22, morreu na manhã deste sábado (29) após ser atingido por uma facada no tórax. O caso foi registrado por volta das 2h30min na Rua Júlio de Castilhos, no centro da cidade, próximo ao calçadão. De acordo com informações de familiares repassadas à Brigada Militar (BM), ele estava com um primo quando um homem armado com uma faca se aproximou e esfaqueou a vítima. Ainda conforme relatos, a motivação pode ter sido uma tentativa de assalto.
Segundo informações da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Caxias, que atendeu a ocorrência, a vítima e o primo foram abordados por um homem, que conforme esse primo, desferiu a facada, sem motivo aparente. A ocorrência foi registrada como homicídio. Natural de Carlos Barbosa, ele morava há um mês em Farroupilha porque havia conseguido emprego em uma empresa da cidade.
Na sexta-feira (28), Júlio César Borges de Souza, 47, foi assassinado no bairro Marechal Floriano, em Caxias do Sul. A ocorrência foi registrada por volta das 21h20min, na Rua José Gollo. A vítima morreu no local com diversas perfurações de arma de fogo. Souza tinha antecedentes por roubo, furto simples e qualificados, porte e posse ilegal de arma. Um jovem, 27, foi preso e um adolescente, 13, foi apreendido. Com eles foram encontradas duas armas de fogo. Segundo a BM, os revólveres teriam sido usados no homicídio.