O 4º Batalhão de Choque ( 4ºBPChq) da Brigada Militar prendeu, em Caxias do Sul, na tarde desta quarta-feira (24), um homem de 37 anos que é suspeito de participar de roubos a banco e a carro forte na Serra. O nome não foi divulgado, mas a reportagem apurou que se trata de Deyvid Possa, conhecido como Alemão. Conforme a BM, ele é considerado um dos maiores especialistas em explosivos do Estado. Estava na condição de foragido e foi detido no bairro Desvio Rizzo.
Segundo o 4ºBPChq, a prisão ocorreu graças a atividades integradas dos setores de inteligência do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do 4ºBPCh.
Conforme o delegado plantonista da Polícia Civil, Arthur Reguse, o homem era monitorado por tornozeleira eletrônica e, anteriormente, estava na Região Metropolitana. Ele teria vindo a Caxias do Sul para visitar familiares. Contra ele, havia um novo mandado de prisão expedido no último dia 16.
Ainda segundo Reguse, o preso tem uma condenação por porte ilegal de arma de uso restrito e três por roubo.
Em maio de 2017, o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) divulgou o nome de Possa e de outros três homens por envolvimento em ataques a caixas eletrônicos na Serra. À época, ele era um dos investigados por investidas contra caixas eletrônicos do Banrisul no distrito de Santa Lúcia do Piaí, interior de Caxias, na madrugada de 29 de abril daquele ano, por participação na explosão do Banrisul em Campestre da Serra, na madrugada de 11 de abril do mesmo ano e ainda de ter ligação com o assalto contra o carro-forte em Vila Cristina, em maio também de 2017.
Em 2018, já com duas condenações por roubos e uma por porte ilegal de arma, Alemão era um dos integrantes do grupo conhecido como a "quadrilha da van", especializada no uso de explosivos contra caixas eletrônicos e praças de pedágio. Ele foi investigado porque seria um dos negociantes de uma metralhadora .50 utilizada em um ataque a um carro-forte, em Bento Gonçalves, em fevereiro de 2018.