Um homem foi detido pela Guarda Municipal com um hidrômetro furtado dentro do Cemitério Público de Caxias do Sul. Na delegacia, pelo número do objeto, foi possível identificar que o equipamento estava em situação de furto. Ele foi preso em flagrante por receptação.
O caso foi registrado na manhã de quarta-feira (20) quando servidores da Guarda Municipal realizavam o patrulhamento no cemitério. O homem foi localizado dormindo dentro de uma das capelas, com materiais de reciclagem. Junto aos pertences dele, os guardas ainda encontraram um estojo de fuzil calibre .762. Sobre o hidrômetro, o homem disse que iria vender como material reciclado, segundo foi descrito no boletim de ocorrência.
Uma reportagem do último dia 11 mostrou que o Cemitério Público Municipal de Caxias vem sendo alvo recorrente de ações de vandalismo. Na data, foram localizados túmulos e lápides quebrados, vidros espalhados, caixões à mostra e até tornozeleiras eletrônicas rompidas.
— A Guarda Municipal vem realizando o patrulhamento preventivo, 24 horas por dia. O cemitério consta no nosso cronograma operacional. Esta última ocorrência é reflexo deste patrulhamento preventivo que é realizado — avalia o comandante da Guarda Municipal de Caxias, Alex Oliveira Kulman.
Os hidrômetros também estão na mira de criminosos. Para se ter uma dimensão do problema, em um período de 24 horas, entre os dias 26 e 27 de junho, foram registrados 29 furtos deste equipamento em Caxias do Sul.