A nova estratégia para estancar a sequência de assassinatos em Caxias do Sul foi até o centro do problema nesta sexta-feira (20). Tanto a Polícia Civil quanto a Brigada Militar (BM) realizaram buscas em um conhecido ponto de tráfico no bairro Jardelino Ramos. Foi a disputa pela venda de drogas naquela área que provocou uma sequência de 12 homicídios pela cidade, todos relacionados ao crime organizado.
Cerca de 200 agentes de segurança estão envolvidos nas ações, que reúnem BM, Polícia Civil, Guarda Municipal e Fiscalização de Trânsito. A intenção é mostrar a presença policial em diversos pontos estratégicos e assim inibir a movimentação dos criminosos faccionados. Enquanto isso, a Delegacia de Homicídios continua trabalhando para identificar os autores dos homicídios.
— A BM traçou um plano de saturação, e a Polícia Civil está aproveitando para cumprir mandados, principalmente de prisão, e outras diligências de investigação. Foram locais selecionados justamente pela incidência criminal e a presença de envolvidos nestes homicídios. Ficaremos o final de semana em ações intensas. É a estratégia conjunta que traçamos para estancar estes homicídios — explica o delegado regional Augusto Cavalheiro Neto.
A movimentação policial conta com patrulhas a pé e motorizadas em áreas consideradas de risco ou de elevado índice de tráfico de drogas. Também são montadas barreiras policiais em vias que, tradicionalmente, são utilizadas por este tipo de delinquentes. Um helicóptero do Batalhão de Aviação da BM também deve participar das ações.