Caxias do Sul registrou o quinto assassinato nestes primeiros sete dias de maio. O crime mais recente aconteceu no início da madrugada deste sábado (7), quando Rodrigo Antonio de Bittencourt, 42 anos, foi morto com uma facada no bairro Salgado Filho. Segundo a Brigada Militar (BM), houve uma briga na via pública.
A BM foi acionada pelo 190 à 0h15min. A vítima estava caída na Rua Ardo Zatti. Bittencourt foi assassinado com um golpe de arma branca (provavelmente uma faca) acima da cintura.
Conforme o registro de ocorrência, os policiais encontraram, próximo ao local do crime, uma câmera de monitoramento que flagrou uma briga na via pública. Essas imagens serão utilizadas na investigação, mas detalhes não foram divulgados. Nenhum suspeito foi preso e a motivação do homicídio ainda não foi esclarecida.
Esta sequência de cinco mortes em uma semana acontece após uma queda nos indicadores criminais no primeiro quadrimestre quando, segundo dados da BM, houve uma redução de 38% nos assassinatos. Foram 23 homicídios até o final de abril contra 37 mortes por violência no mesmo período do ano passado.
A sequência de assassinatos no mês de maio:
:: O primeiro crime foi um duplo homicídio na terça-feira (3). Gabriel Teles Rosa de Melo e Kauã Souza de Abreu, ambos de 18 anos, foram mortos por criminosos que invadiram uma residência na Rua Glória, no bairro Cruzeiro. As características do crime remetem as execuções praticadas por facções que disputam o tráfico de drogas.
:: Menos de duas horas após as primeiras mortes, Guilherme Pagnonceli da Silva, 18, foi executado com cinco tiros na Rua Amábile Fontana, no bairro Nossa Senhora de Fátima. O ataque aconteceu às 21h30min.
:: Na noite de quarta-feira (4), criminosos efetuaram diversos disparos de arma de fogo e atearam fogo em uma residência na Rua Rachel Cousseau, bairro Mariani. O corpo de Jeferson Rosa dos Santos, 37, foi encontrado carbonizado.