Por volta das 20h45min do último domingo (29), um homem de 55 anos foi executado dentro de sua residência na Linha Moreira César, no interior de Serafina Corrêa. Vanderlei Antônio de Oliveira morreu no local após ser atingido na cabeça e nas costas por diversos disparos de arma de fogo.
De acordo com as informações repassadas pela Delegacia de Polícia Civil de Serafina Corrêa, quatro indivíduos encapuzados, armados e vestidos com roupas da polícia chegaram na residência da vítima se apresentando como agentes da lei. Após isso, os mesmos renderam três amigos de Oliveira que estavam no local, os encaminharam para dentro do imóvel e executaram a vítima.
Depois da execução, os criminosos roubaram um veículo Ford/Focus que pertencia a um dos amigos da vítima, fugiram em direção à ERS-129 e abandonaram o automóvel no local. Um outro veículo, um Ford/Ka que possivelmente foi utilizado no crime, foi encontrado incendiado nas proximidades da casa da vítima. Os dois carros foram recolhidos pelo guincho credenciado ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS).
Vanderlei Antônio de Oliveira cumpria pena em prisão domiciliar no regime aberto e possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas, associação para o tráfico, receptação e associação criminosa armada. Segundo o Delegado Tiago Lopes de Albuquerque, a possível motivação para o crime foi um desacerto decorrente do tráfico de drogas. Ainda de acordo com ele, não existem suspeitos para o crime.