Desde o início de 2022, o número de furtos e roubos de celulares na área central de Caxias do Sul já representa 38,08% do total dos 12 meses do ano passado. Enquanto em 2021 foram 281 casos oficializados, até o momento, de janeiro a maior já foram registrados 107 ocorrências.
Os dados são do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM), de Caxias, e abrangem os bairros Centro, São Pelegrino, Exposição e Nossa Senhora de Lourdes. Já em 2020, nestas mesmas áreas, haviam sido 314 furtos e roubos.
Segundo o major do 12º BPM, Wagner Carvalho, para que seja evitado roubo e furto de celular deve-se ter alguns cuidados com o manuseio do aparelho em público.
— Se aconselha a levá-lo sempre em mochilas ou bolsas, não deixando o aparelho a mostra, não utilizar na via e ou em paradas de ônibus, por exemplo, principalmente onde há grande aglomeração de pessoas e na parte da noite e evitar focar somente a atenção no celular — orienta Carvalho.
Em casos em que o uso é inevitável, o major aconselha que o uso seja breve, sendo pelo menor tempo possível.
— Mesmo com todos os cuidados, é recomendável que as vítimas não deixem de registrar o boletim de ocorrência, e assim auxiliar a polícia a coibir esse tipo de ação delituosa — salienta.
Atualmente, o boletim de ocorrência para informar o furto ou roubo (o primeiro é quando não há uso de violência, enquanto o segundo há abordagem violenta), a vítima pode fazer de forma on-line, para evitar filas e aglomerações nas Delegacias de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Através do site da Delegacia Online do Rio Grande do Sul, esse e outros tipos de ocorrências podem ser feitos pela internet.
Cuidado com o celular!
:: Evitar o uso na rua e em paradas de ônibus.
:: Evitar carregar na mão, de forma visível.
:: Evitar, durante o uso, perder a atenção ao redor.