O 4º Batalhão de Polícia de Choque (4º BPChoq) da Brigada Militar (BM), com sede em Caxias do Sul, recebeu sete novas viaturas semiblindadas nessa sexta-feira (18). Os veículos, que poderão ser utilizados não só no município caxiense, como também no enfrentamento à criminalidade de toda a região da Serra, foram adquiridos por meio do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg) e de recursos orçamentários do Estado.
A unidade operacional da Brigada tem dois anos e meio de instalação e depende, principalmente, do Piseg para aquisição de viaturas e equipamentos, como armas de fogo longas e curtas, capacetes e rádios transmissores. A partir da lei estadual nº 15.224/2018, empresários e empresas podem destinar parte do que devem em ICMS para uma unidade da BM para o aparelhamento, com teto previsto de até 5% mensais.
Em nota, o 4º BPChop lembrou que, por meio do programa, em outras ocasiões, já foram adquiridos também capacetes balísticos e armas de fogo para o efetivo dos policiais.