A Polícia Civil de Guaporé está investigando um caso de maus-tratos aos animais que teria sido praticado com requintes de crueldade. Um homem, de 56 anos, foi denunciado por fazer um churrasco com carne de cachorro, no município de São Valentim do Sul. Ele foi abordado na tarde de sexta-feira (4), por soldados do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Bento Gonçalves, na área central de Dois Lajeados e conduzido até a delegacia, onde foi liberado logo após por não estar configurado o flagrante.
O homem foi fotografado abatendo um cachorro e utilizando a carne para consumo humano em um churrasco. Essas imagens foram divulgadas em redes sociais e chegaram ao conhecimento do Batalhão Ambiental da BM. Segundo o sargento Vanius Morais, os soldados foram até o sítio onde ocorreram os abates e encontraram mais vestígios de outros animais, mas o suspeito não estava no local.
Na sexta, o homem foi localizado no centro de Dois Lajeados e teria admitido aos PMs a autoria do crime, além de confirmar que um dos animais foi morto a pauladas. O fato está em investigação pela Polícia Civil, mas não há certeza de quando o episódio teria ocorrido.
— O indivíduo não estava em situação de flagrante, tampouco havia mandado de prisão, razão pela qual houve orientação para liberação dele — explica o delegado Tiago Lopes de Albuquerque.
Ainda segundo o delegado, ele será ouvido em momento oportuno do inquérito, que apura maus-tratos contra os animais. O acusado é natural de Dois Lajeados, cidade vizinha a São Valentim do Sul. O nome do homem não foi divulgado pela polícia.