A Polícia Civil afirma ter capturado o autor do duplo homicídio no Condomínio Morada do Sol, no bairro Industrial, em Farroupilha. Trata-se de um adolescente de 17 anos, morador do mesmo bairro. Ele foi apreendido no final da manhã dessa quinta-feira (17), praticamente 24 horas após os assassinatos.
Kevin dos Santos da Silva, 18 anos, e Daniel Rodrigues, 30, foram mortos por volta das 12h30min de quarta-feira (16). Eles foram alvejados por um atirador que entrou pelos fundos do residencial e depois fugiu correndo por um matagal.
— Temos provas robustas contra ele (o adolescente de 17 anos), mas ainda não podemos divulgar para não prejudicar as investigações. A motivação ainda está pendente. A apreensão foi recente e ainda oportunizaremos o depoimento (do suspeito). Em principio, o caso não tem relação com o segundo crime — afirma o Ederson Bilhan, em referência a execução de um casal no bairro São José, também na quarta-feira.
O segundo duplo homicídio aconteceu próximo da meia-noite, quando Elisandra Flores dos Santos, 33, e Daniel Carlos Conceição Ferreira, 37, foram alvejados em uma calçada da Rua Carlos Fanton. Segundo a Polícia Civil, as vítimas viviam em situação de rua. O caso segue em investigação.
Com estas quatro mortes em 12 horas, Farroupilha contabiliza sete assassinatos em 2021. É o município com mais homicídios da Serra no ano. Para comparação, Caxias do Sul registra seis mortes violentas. Farroupilha terminou o ano passado com 10 assassinatos, segundo os dados da Secretaria Estadual de Segurança Publica (SSP).
O delegado Bilhan afirma que as sete mortes de 2022, sendo três duplos homicídios, não estão relacionadas e não devem ser consideradas uma tendência para os próximos meses.
— Foram fatos esporádicos, isolados e que não tem envolvimento com o crime organizado ou facções, por exemplo. Já esclarecemos a metade deles. De qualquer forma, várias ações estão sendo tomadas para reduzir estes crimes, inclusive um reforço do patrulhamento da Brigada Militar. Mas, reitero que os fatos não estão relacionados — afirma o chefe da Polícia Civil em Farroupilha.
O reforço nas ruas virá do 4º Batalhão de Choque, que designou 40 policiais para o combate aos homicídios no município. Segundo o comandante do 36º Batalhão de Polícia Militar (36º BPM), tenente-coronel Luís Fernando Becker, também é esperado para os próximos dias o apoio aéreo de um helicóptero do Batalha de Aviação.
Coincidentemente, estas quatro mortes acontecem no mesmo momento em que o tenente-coronel Luís Fernando Becker retorna ao comando do 36º BPM. Antes, o oficial estava em Bento Gonçalves, onde no ano passado teve a missão de reduzir os homicídios motivados por uma guerra do crime organizado.
— Em contraste com Bento, onde conseguimos estancar a disputa de facções e estávamos com apenas um homicídio, cheguei aqui com sete casos. O trabalho já estava sendo realizado e estamos colaborando com a Polícia Civil. Também conseguimos este apoio do Choque. Queremos inibir estes delitos e incomodar estes criminosos também. É um trabalho constante — aponta o comandante do 36º BPM.