Caxias do Sul chegou a 102 mortes violentas com o registro de cinco homicídios na terça-feira (21). Assim, o dia 21 de dezembro entra para a história como o mais violento do ano, até o momento. Antes disso, a cidade registrou quatro mortes num único dia, em 30 de março, também uma terça-feira. Somente em dezembro, são 10 mortes violentas, mês que fica atrás de julho, que teve 15 casos, e de abril, com 12 vítimas, e se equipara a novembro também com 10 assassinatos.
O caso mais recente foi a morte de Cláudio dos Santos Antunes, 47 anos. Ele foi assassinado com um tiro na cabeça por volta de 20h45min na Rua Divino Mestre, no bairro Jardim das Hortênsias. De acordo com a Brigada Militar (BM), Antunes foi surpreendido pelo autor do crime quando chegava na rua em que morava. Vizinhos ouviram os disparos e acionaram a BM, mas a vítima morreu no local. Ao lado do corpo, foi encontrado um facão, que foi apreendido pelos agentes da Polícia Civil. As causas do homicídio e autoria do crime ainda são desconhecidas.
Outros dois crimes foram registrados na Zona Norte, um na RS-122, região do Desvio Rizzo, e outro no bairro Parque Oásis. Um homem foi encontrado morto às margens da RS- 122, em um carro. O nome da vítima não foi informado pela polícia. O outro homem foi morto a tiros por volta das 16h30min em um estabelecimento na Rua Bortolo Zanrosso, no bairro Parque Oásis. A vítima ainda não teve o nome divulgado. Há suspeita de que os dois casos estejam relacionados.
Antes disso, por volta das 13h30min, um adolescente morreu em confronto com integrantes do 4º Batalhão de Choque da Brigada Militar (BM) no bairro Santa Catarina. Um jovem de 18 anos foi preso na mesma ocorrência. Já no início da manhã, Leandro Robson da Rosa Pessato, 26 anos, foi morto a tiros na Avenida Júlio de Castilhos, entre as ruas Borges de Medeiros e Alfredo Chaves. O crime ocorreu por volta das 5h.
Prisão de envolvido em um dos crimes
O suspeito da autoria do crime no Parque Oásis foi preso pelos policiais do Batalhão de Choque da Serra em Flores da Cunha por volta das 18h40min. De acordo com a polícia, é um jovem de 24 anos. Outras três pessoas foram presas na mesma ação policial: um homem de 30 anos, um jovem de 21 e uma mulher de 28 anos. A suspeita da Brigada Militar é de que os presos sejam integrantes de uma organização criminosa.
No local foram apreendidos R$ 4,721, uma pistola 9 mm, carregadores, celulares, dois veículos roubados e placas de carros.