A Polícia Civil prendeu na tarde desta sexta-feira (08), em Caxias do Sul, um homem de 25 anos investigado pelos roubos de ampolas de morfina na UPA Zona Norte, em Caxias, e também no Hospital Beneficente São Carlos, em Farroupilha. As duas ocorrências foram registradas nos dias 11 e 16 de setembro. O suspeito, que não teve a identidade divulgada, foi preso quando chegava em sua residência, no Centro de Caxias do Sul, quando foi abordado pelos agentes.
De acordo com o delegado Ederson Bilhan, da Polícia Civil de Farroupilha, o homem ficou em silêncio durante o depoimento e não respondeu aos questionamentos sobre o que pretendia fazer com a medicação, que é controlada pela Polícia Federal.
Ainda segundo Bilhan, há evidências de que o mesmo homem tenha praticado os ataques em Caxias e Farroupilha e também uma tentativa de furto do mesmo medicamento no Hospital Pompéia. A partir de agora, haverá o compartilhamento de informações entre as delegacias de Caxias do Sul e Farroupilha, que estão à frente das investigações, para avançar na apuração dos crimes. A participação de outras pessoas nos casos não está descartada.
— A investigação se iniciou imediatamente após o roubo das morfinas em Farroupilha. Apuramos imagens de câmeras de segurança e outros indícios que nos levaram ao dia de hoje a deflagrar uma operação com mandados de prisão, que resultaram na prisão desse indivíduo — afirma o delegado.
O homem foi encaminhado para a Penitenciária Estadual de Caxias do Sul, no distrito do Apanhador.
Como ocorreram os casos:
A Polícia Civil trabalha com a hipótese de que o mesmo homem preso nesta sexta-feira (08) esteja envolvido em três casos, sendo dois deles de roubos de morfina e um de tentativa.
O último caso na região foi no roubo de cerca de 30 ampolas de morfina do Hospital São Carlos, por volta das 18h30 do dia 16 de setembro. Conforme a ocorrência policial, o homem entrou no hospital e foi direto à farmácia, onde rendeu uma assistente com uma arma de fogo. Após pegar a morfina, ele fugiu.
Em Caxias do Sul, a ação na UPA Zona Norte foi registrada por volta das 18h30min de 11 de setembro, um sábado, e envolveu um homem que fez menção de estar armado, rendeu funcionários e levou 31 ampolas de morfina da farmácia da unidade.
No mês passado, também foi registrada uma tentativa de furto de morfina no Hospital Pompéia. Quando o ladrão foi flagrado, ameaçou servidores e fugiu sem levar nada.