Sete foragidos da Justiça foram capturados na Serra após solicitarem o auxílio emergencial do governo federal. As prisões fazem parte da segunda fase da Operação Lockdown, que recapturou 77 apenados na semana passada. Os resultados foram divulgados nesta segunda-feira (9).
Em Caxias do Sul foram presos dois homens, de 28 e 34 anos. Eles têm condenações por furto e roubo de veículos, segundo a polícia. As identidades dos foragidos e os endereços das capturas não foram divulgados. Na região também foram feitas duas capturas em Farroupilha, uma em Bento Gonçalves e duas em Vacaria. Todos eram criminosos com mandados de prisão em aberto que foram localizados graças às informações que preencheram para requisitar o auxílio emergencial.
A Operação Lockdown 2 foi realizada entre os dias 2 e 6 deste mês em todo o Rio Grande do Sul. Das 530 ordens judiciais de mandados de prisão em aberto no Conselho Nacional de Justiça, 77 foram cumpridas. Fora da Serra, as prisões ocorreram em Bagé, Cachoeira do Sul, Erechim, Lagoa Vermelha, Osório, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Santo Ângelo e Soledade.
O diretor do Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos (GIE) da Polícia Civil, delegado Endrigo Veiga Marques, destaca que eventuais crimes envolvendo fraudes ao auxílio emergencial são de competência federal e que o GIE enviará um relatório à Polícia Federal ao final da operação, nos mesmos moldes do que foi feito na 1ª fase da Operação Lockdown, deflagrada em junho de 2020, com 207 prisões realizadas.